O Jornal

0
COMPARTILHAMENTOS
149
VISUALIZAÇÕES

Todas as semanas, a Gazeta Centro-Sul traz reportagens relevantes para a comunidade, como o projeto para manter o Hospital Regional de Guaíba aberto, publicado na semana passada, e o início da modernização da fábrica da CMPC, nessa semana, por exemplo.

Além de temas relevantes, a Gazeta apresenta opinião com embasamento. É importante ler o jornal local para saber o que está acontecendo na cidade e na região onde vivemos. Aqui na Gazeta não colamos releases, aprofundamos a notícia, questionamos, e a comunidade se manifesta. Tudo é apurado, bem longe da lambança das redes sociais.

Somente na versão impressa da Gazeta Centro-Sul encontramos o gráfico com os números semanais da contaminação do coronavírus em Guaíba. O gráfico com o registro da pandemia no Município só tem aqui. O Jornal publica, também, os números da Covid-19 (contaminação e óbitos) nos principais municípios da Região.

Citei os exemplos acima para ilustrar a importância de ler jornal. Ratifico isso porque há quem pense que ao ler frases em redes sociais está informado.

 

Registro Histórico

O mais importante do jornal impresso é a garantia de registro dos fatos relevantes na história. No mundo digital, um bug compromete todos os registros, sem falar que o conteúdo original pode ser alterado a qualquer momento. Só isso já mostra o quanto o papel tem seu valor, considerando o registro histórico e a credibilidade da informação.

Vendi meu peixe dizendo somente a verdade.

 

Mesa Diretora da Câmara

Sempre são quentes as tratativas que antecedem a eleição da Mesa Diretora na Câmara de Vereadores de Guaíba. E quanto mais perto da votação, mais quente fica. Tá fervendo o caldo na Casa do Povo.

Tudo se encaminhava para a eleição do vereador Marcos SJ (DEM) como presidente do Legislativo no ano que vem, por meio de uma coligação com a oposição, até que o Prefeito Maranata entrou em campo. O Maranata entende que a situação tem dez vereadores e que não deve compor com a oposição. Falou grosso, bateu na mesa e prometeu tirar todos os cargos do DEM na Prefeitura se não desistissem do casamento com a oposição. Opa! Depois disso, o Marcos SJ, que prometia jamais renunciar a sua candidatura, recuou, provocando ranger de dentes. No bloco governista, o vereador João Collares não aceita o Marcos SJ na sua cadeira, ele quer continuar na Presidência para concluir seu projeto: terminar a reforma do prédio da Câmara, abrir processo para a construção de uma nova sede para o Legislativo e concluir seu plano de modernização da Casa. Rachou o bloco governista. Nada que bons cargos não emendem.

O vereador Ale Alves, que é do PDT, partido do Maranata e do Collares, me telefonou e garantiu que não vota em candidato que mantiver os cargos polpudos da Mesa Diretora. Como ninguém vai renunciar aos tais cargos, o Ale deverá se abster de votar. Isso, se cumprir a palavra.

Resumo da bufa: a votação será na próxima terça-feira, 21, e, como sempre acontece, será definida aos 45 do segundo tempo, motivada a CCs.

 

O Leite Azedou

Em relação ao reajuste dos professores do Estado, o governador Eduardo Leite propôs deixar os inativos de fora. Isso mesmo. Com a pressão, bolou um reajuste menor. Não basta tirar a bunda da cadeira para resolver problemas difíceis, conforme o senhor anunciou na campanha eleitoral, governador.

 

Canta, mas está preocupado

Depois de cantar “Querência Amada” em sessão solene na Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 13, o prefeito Marcelo Maranata me disse que está preocupado com relação às decisões que terá de tomar em 2022. Comentou sobre mexer em problemas profundos, sem revelar quais são. No meio da conversa, deixou escapar a questão do reajuste dos servidores, considerando que pode passar do limite prudencial (legal) devido aos gatilhos do Plano de Carreira. Observou que os números baixos de Guaíba no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) vão reduzir repasses federais ao Município. Quando me preparava para saber mais, uma assessora percebeu e tirou o cantor, quer dizer, o prefeito da minha frente para fazer fotos. É claro que vou aprofundar esta questão dos “problemas profundos” na próxima entrevista com o prefeito.

 

Olha essa…

De 2010 a 2021, o Piso Nacional do Magistério aumentou 203,81%, enquanto a inflação foi de 92,20% (IPCA) e 93,15% (INPC). Com a Portaria do MEC, de 24/9/2021, o Piso deverá ter aumento de 31,3% em janeiro de 2022.

Na campanha eleitoral, ecoavam gritos da Câmara afirmando que era intolerável não pagar o Piso do Magistério. A conta chegou.

 

O Cobaia

Nessa semana, a Gazeta Centro-Sul traz o Caderno de Gastronomia Especial de Natal, com receitas exclusivas, feitas pela Cozinha Experimental da Gazeta. Não adianta procurar na Internet. Tudo muito gostoso. Destaque para a salada de castanhas de caju. Sei disso porque fui cobaia das receitas publicadas.

 

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 17/12/21.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *