O Exemplo da APAE Guaíba

0
COMPARTILHAMENTOS
150
VISUALIZAÇÕES

Há mais de três décadas, eu acompanho a vida orgânica da cidade onde moro e trabalho: suas instituições, seus sucessivos governos e o comportamento da sociedade em geral; isso faz parte da minha profissão. Costumo dizer que conheço bem os índios e os caciques da Aldeia. Converso com todos, questiono, observo, participo de eventos, registro decisões, pesquiso fatos, colho informações, analiso resultados. Tenho envolvimento, também, com as comunidades que integram a Região de abrangência da Gazeta Centro-Sul. Dito isso, vamos ao título acima.

A APAE Guaíba tem uma diretoria formada por voluntários, pessoas da comunidade que dedicam parte do seu tempo para prestar importante serviço de gestão a uma Instituição que cuida de quem precisa de atendimentos especiais nas áreas da Saúde e da Educação.

A APAE local acumulava muitas dificuldades até que um grupo assumiu o controle da Instituição, em 2010, colocando-a nos trilhos, e mantém a eficaz linha de gestão. Questões trabalhistas foram regularizadas, assim como as finanças; parcerias estão fortalecidas e a consequência disso é a melhora significativa dos serviços prestados.

Destaco a gestão da APAE Guaíba como um case de sucesso. Acredito que ressaltar trabalhos voluntários e exemplos positivos contribui com a corrente do bem, que precisa se fortalecer para vencer desafios e manter em operação os faróis da vida. Parabéns a toda a equipe da APAE Guaíba, voluntários e profissionais. Que trabalho bacana vocês estão fazendo!

 

Secretários Desligados

Em Guaíba, Ale Alves e Simon Heberle de Souza se desligaram dos cargos de secretários municipais do Bem-Estar Animal e do Planejamento e Meio Ambiente, respectivamente. De acordo com a Prefeitura, eles pediram exoneração, alegando motivos pessoais. No lugar do Ale, assumiu Silvia Martins de Souza, e, no Meio Ambiente, o secretário da Fazenda, Marco Ávila, assumiu interinamente.

 

Por que Caldas não assume

O vereador João Caldas (PT) é um nome forte para assumir como secretário do Meio Ambiente de Guaíba, tem competência e é bem articulado, mas como o suplente do PT na Câmara é de uma outra corrente do partido (não fecha com a do Caldas), a mudança não acontece. Caldas se mantém colado na cadeira no Legislativo.

 

Quadra Verde na Rua São José

De vez em quando, tentam derrubar as árvores na quadra verde da Rua São José. As plantas necessitam de cuidados especiais porque foram plantadas em local inadequado, mas isso faz 40 anos. Agora, elas fazem parte da paisagem, fornecendo sombra, flores, abrigo aos pássaros e beleza ao Centro da Cidade. Ver matéria nesta edição.

 

Participação Importante

Foi correta e importante a participação do prefeito Marcelo Maranata e das lideranças regionais na audiência pública da ANTT sobre os pedágios. Foi dado o recado de que a sociedade não aceita mais praças de pedágio dividindo municípios nem preços abusivos. Ficou registrada a solicitação de audiência pública na Região para tratar do caso e que isso aconteça no próximo governo.

 

Walter Lídio e o Frisson

Causou frisson entre os caciques da Aldeia a nota da Coluna, na semana passada, sobre a estratégia de um grupo de empresários e profissionais liberais que buscam convencer Walter Lídio Nunes a concorrer a prefeito de Guaíba.

 

Indigestão Jurídica

Conforme já escrevi aqui na Coluna, a “descondenação” do Lula, depois de cinco anos de sua prisão, por conta do CEP (processo ter corrido em cidade diferente da que o STF entendeu ser a correta), não foi digerida pela metade da população brasileira. Somado a isso, os mesmos que habilitaram a candidatura do ex-presidente coordenaram o processo eleitoral. Neste contexto, há um número importante de pessoas inconformadas, protestando nas ruas contra o resultado das urnas, mesmo após duas semanas da eleição ter acontecido.

A tensão permanece, considerando o fato de que o TSE não admite questionamentos sobre o processo eleitoral. A censura “inconstitucional” está em vigor no Brasil. Por mais que discordemos das manifestações de protesto, se elas não bloqueiam ruas e estradas e são pacíficas, são legítimas.

 

Perdeu, Mané!

Como se não bastasse este quadro dramático de pessoas acampadas em frente aos quartéis, em todo o País, pedindo socorro às Forças Armadas, o Ministro Barroso, do STF, ao responder questionamento de um popular em Nova Iorque saiu com essa: “Perdeu, Mané”. É de cair os butiás dos bolsos!

Em tempo. O que ministros do STF foram fazer em evento privado em Nova Iorque? Quem pagou a conta?

 

Alerta aos Vereadores

Há banalização de homenagens na Câmara Municipal de Guaíba. Não questiono se são justas, mas o exagero. Além disso, neste combo de confetes, tem vereadores homenageando colegas de legislatura. A partir daí, só resta o “troféu eu me amo”: vereador se auto homenageando. Fica o alerta.

 

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 18/11/22

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *