O Circo da CPI

0
COMPARTILHAMENTOS
40
VISUALIZAÇÕES

Entendo que a fiscalização dos “gastos” com dinheiro público é fundamental, ainda mais num País como o nosso, onde a corrupção muitas vezes se confunde com a política. Portanto, defendo CPIs que tenham a finalidade de apurar corrupção para que os responsáveis sejam devidamente punidos. Acontece que, no caso da CPI da Pandemia que rola no Senado, as versões são mais importantes do que os fatos. Chega a ser ridículo o que está acontecendo. Se as respostas das testemunhas não são as que os senadores de oposição querem ouvir, eles trituram as testemunhas. A roubalheira nos Estados e municípios onde o compadrio governa não interessa.

Não está acontecendo investigação de verdade, trata-se de uma atuação interesseira, visando ganhar alguns minutos no Jornal Nacional, que deveria se chamar Jornal Parcial. Quem assiste as sessões da CPI e depois as edições da Globo percebe o quanto subestimam a inteligência das pessoas. Sequer se preocupam em disfarçar.

Senadores se acham no direito de ofender, mas não aceitam reação no mesmo nível. Renan Calheiros pregando moralismo provoca náuseas.

Entendo que temos um presidente que age em permanente campanha eleitoral, não concordo com as atitudes tresloucadas do Bolsonaro, mas isso não significa que eu tenha de concordar com a palhaçada em que se transformou a política nacional, delineada nesta CPI.

E para completar o nojo, santinhos do pau oco, corruptos enjeitados, ficam pregando que o Brasil é a vergonha do mundo. Vergonha é a hipocrisia instalada no contexto político, que se aproveita de um presidente ogro para tentar resgatar uma teta pública ali adiante.

 

Aldeia Agitada

O chamado para o Dr. Renan assumir como médico da Estratégia de Saúde da Família, em Guaíba, cargo para o qual passou em concurso público, provocou frisson. A notícia divulgada aqui na Coluna, no dia 17, agitou os bastidores políticos da Aldeia e transbordou.

Nas redes sociais, os que gostam do médico, e são muitos, se manifestaram com mensagens de alegria. Já os seus adversários cuspiram fogo.

O prazo para o Dr. Renan assumir é 30 de setembro. Até lá, seguem as apostas: assumirá ou não?

 

O Drama do Desfile

Foram tantas regras e exigências de última hora para a participação no Desfile Farroupilha deste ano, em Guaíba, que acabou saindo uma gambiarra.

O evento foi oficialmente cancelado de madrugada por motivos sanitários que já eram conhecidos há um ano e meio.

 

Investimento nos Festejos

Segundo a Prefeitura, o investimento no 1° Sarandeio Farroupilha foi de R$ 141,7 mil de recursos próprios e R$ 150 mil de patrocinadores. Foram 10 dias de shows e atividades culturais, sendo que em cada noite havia duas atrações musicais, envolvendo nove CTGs.

A Prefeitura argumenta que, mesmo com as restrições sanitárias, foi possível participar presencialmente com 40% da capacidade total de cada entidade através das patronagens dos CTGs e DTGs. Na tela, parecia lotação máxima. Todos os shows foram transmitidos ao vivo pelas páginas da Setudec e da Prefeitura de Guaíba, no site do Tradicionalismo e no Canal do Youtube, totalizando uma média de 148.800 visualizações (números da Setudec).

Entendo que houve preocupação da Prefeitura em manter vivas as tradições gaúchas, o que é positivo. O que me incomodou foi a “seleção” para participação presencial nos shows. Público é público e privado é privado, conceitos que crescem de importância quando misturados, envolvendo investimento público.

 

Desfile no Aniversário

O vereador Manoel Eletricista sugeriu a realização do Desfile de Cavalarianos no Aniversário de Guaíba. Sugeriu, também, que a Prefeitura participe com a aplicação de testes de mormo nos cavalos, por meio de um contrato emergencial com veterinário. Seria uma oportunidade de se fazer um diagnóstico da doença no Município e ainda colaborar com evento muito importante para os tradicionalistas da Aldeia. É de se estudar.

 

Antes tarde…

Nesta edição, a Gazeta traz uma notícia animadora. A Equatorial, empresa que assumiu o controle da CEEE, promete resolver a bagunça nos postes da Cidade. A Gazeta Centro-Sul bate na tecla da negligência há bastante tempo. Vamos acompanhar para ver se desta vez o discurso se torna realidade.

 

Secretário Ivan

Incomodado com o ritmo lento, quase parando, do serviço público, o secretário de Infraestrutura de Guaíba, Ivan Barcellos, chegou a anunciar internamente a sua saída do Governo, essa semana, mas recuou. Não dá para comparar o ritmo da iniciativa privada com o do setor público; uma realidade invisível para quem está na oposição, mas dureza para quem é governo.

 

Perguntas do Vereador Ale

O vereador Ale Alves (PDT) apresentou requerimento na Câmara, solicitando informações do Governo de seu partido sobre todos os CCs e as portarias de 100%. Foi preciso que os colegas da base lhe cobrassem melhor postura na Câmara para ele se preocupar com esta questão. Pelo menos está cumprindo a sua função de vereador.

 

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 24/9/21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o jornal digital da Gazeta Centro-Sul e leia de qualquer lugar! Acessar X