Disputa eleitoral sempre foi dramática, dura e carregada de embates. No entanto, desde que acompanho política partidária, há cerca de 47 anos (peguei um período de ditadura), nunca tinha presenciado uma campanha tão cínica como esta. No combo, uma explosão de santinhos do pau oco, hostilidades, mimimis e censura em nome de uma democracia relativa.
Assinam carta pela democracia, mas não se importam com intervenções ilegais em conversas de WhatsApp, desde que seja do outro lado; condenam o orçamento secreto, mas fecham os olhos para o mensalão; ou condenam o mensalão e fecham os olhos para o orçamento secreto; reivindicam direitos iguais entre homens e mulheres, mas não praticam; apoiam ditaduras, mas têm medo de um possível golpe do “Velho da Havan”; pedem imprensa imparcial, desde que não critique seu(sua) candidato(a); exigem respeito pelo dinheiro público, mas apoiam corruptos carimbados; denunciam fake news de lá, mas compartilham as de cá, e vice-versa.
E proposta sustentável de desenvolvimento para o País, quase nada.
Fugidinha e Desconto de Salário
O presidente da Câmara Municipal de Guaíba, Marcos SJ, anunciou essa semana que irá cortar parte do salário do vereador que sair antes de a sessão terminar. Apoio a decisão do presidente. Há somente uma sessão por semana, então os parlamentares têm de ficar até o fim.
Aumento das Diárias
O Executivo de Guaíba enviou projeto de lei para a Câmara de Vereadores, a fim de aumentar em 100% as diárias para Brasília e cidades do País. Se este PL for aprovado, a diária por pessoa passará para mais de mil reais, mais do que o salário de uma merendeira, que precisa de abono para chegar ao mínimo. É de cair os butiás dos bolsos!
O PL baixou para as comissões. Vamos acompanhar o desfecho disso.
Merendeiras pedem dignidade
A Câmara Municipal de Guaíba criou o Dia da Merendeira Escolar, 16 de outubro. No entanto, a homenagem não colou. Na sessão de terça-feira, 30, um grupo de merendeiras protestou contra os baixos salários. Deixaram claro que não querem “Dia de Homenagem”, querem salários dignos.
Infelizmente, as homenagens na Câmara de Vereadores estão banalizadas. Toda hora tem entrega de título, de placa; sessão solene e criação de dia especial para tudo.
Projeto para a Beira em Guaíba
Está sendo arquitetado na Prefeitura um plano urbanístico para o Calçadão da Beira em Guaíba. Segundo apurei, trata-se de paisagismo semelhante ao que aconteceu na margem, do Gasômetro ao Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Teoricamente, parece interessante, mas acho importante a sociedade conhecer o projeto antes de ser aprovado. Aguardando ansioso.
O Caso Unimed em Guaíba
Somente três empresas e a Acigua foram convidadas a participar, junto com o Governo Municipal, de uma reunião na sede da Unimed, em Porto Alegre, no dia 25 de agosto. O encontro seria para tratar da possibilidade de continuação dos atendimentos do PA em Guaíba.
Apurei que a Cooperativa não convidou todas as empresas que estavam presentes no encontro do dia 23 de agosto, conforme ficou acertado com o Prefeito Maranata e os presentes, o que gerou indignação na Aldeia.
Acredito que uma suposta tentativa de acordo em separado com a CMPC não vai vingar, pois isso poderia isolar a maior empresa da Cidade, que tem como bandeira a valorização da sociedade local.
O Prefeito Maranata pediu 60 dias antes de encerrar o atendimento do PA, visando encontrar uma solução.
Para a Gazeta Centro-Sul, a Unimed informou que os serviços já estavam suspensos, mas soube que o PA segue atendendo até o dia 15 de setembro. Até o momento, nada definido.
Resumo da bufa: baita enrolação e falta de consideração com as comunidades de Guaíba e Região.
Comunicação e Alertas
O Governo de Guaíba se comunica por meio de cards nas redes sociais, com várias postagens curtas diárias, publica imagens de drones interessantes, mas quando se trata de profundidade da informação, com dados relevantes, há problemas significativos que precisam ser corrigidos para não comprometerem a credibilidade da gestão.
Em relação à Câmara de Vereadores, o problema é muito maior. Ficam os alertas.
Leandro André
leandro.andre.gazeta@hotmail.com
Publicado em 02/9/22