O Comando Regional de Polícia Ostensiva Centro-Sul da Brigada Militar, sediado em Guaíba, no dia 22 de outubro, em solenidade realizada pelo Governo do Estado, em Porto Alegre, recebeu seis viaturas SUV Renault/Duster, sendo duas destinadas ao 31º BPM, em Guaíba, e quatro destinadas ao 28º BPM, em Charqueadas.
As viaturas recebidas (foto) irão reforçar as ações de polícia ostensiva realizadas nos referidos municípios visando a prevenção e repressão à criminalidade.
Presos com grande quantidade de objetos furtados de túmulos
Na manhã de quinta-feira, 27, quatro homens foram presos em um carro carregado com centenas de crucifixos e outros objetos furtados de cemitérios. A abordagem ocorreu em Eldorado do Sul.
Os policiais realizavam o patrulhamento na rodovia quando receberam informações sobre um Gol emplacado em Canoas que estaria sendo utilizado por criminosos. O veículo foi avistado transitando na BR-290 em direção a Porto Alegre e abordado.
Segundo a PRF, no carro estavam quatro homens com idades entre 32 e 45 anos, dois deles com antecedentes por tráfico de drogas e os outros dois com diversas ocorrências por furtos e arrombamentos. Nas buscas, os policiais encontraram cerca de 250 crucifixos e outros objetos de arte funerária, que teriam sido furtados de túmulos. Os indivíduos disseram que compraram o material em Minas do Leão para revendê-lo na Região Metropolitana de Porto Alegre. Eles foram presos e encaminhados para a DP local. O motorista foi autuado por se recusar ao teste com o bafômetro. Ele não conseguiu explicar o que fazia com o veículo, propriedade de uma mulher que já morreu.
Segurança Pública intensifica fiscalização em desmanches
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul desencadeou, na quarta-feira, 26 de outubro, a 102ª etapa da Operação Desmanche, que combate a receptação e o desmonte de veículos furtados e roubados. A ação ocorreu em Porto Alegre em dois estabelecimentos sem credenciamento no DetranRS.
Foram apreendidas cerca de 60 toneladas de sucatas automotivas sem registro. Os dois estabelecimentos foram interditados por armazenamento irregular de peças. Além disso, não estavam seguindo as normas de proteção contra incêndio e foram notificados pelos bombeiros.
Os locais vistoriados foram fechados por risco de dano ambiental e por não estarem em conformidade com a Lei dos Desmanches. Muitas das partes de veículos estavam estocadas no solo, em terreno aberto.
A força-tarefa dos desmanches é um trabalho coordenado pela SSP, em conjunto com Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), além da empresa Gerdau, parceira no recolhimento da sucata automotiva.
O coordenador da Operação, major Jeferson Eroni, destacou a importância da integração entre os órgãos de segurança e a participação ativa da população para ampliar o combate aos estabelecimentos irregulares.
“A força-tarefa integra todas as vinculadas da Segurança Pública com o objetivo de coibir a atividade dos desmanches irregulares nesta ação conjunta. Recebemos denúncias pelo 181, e essas informações são essenciais para as investigações que levam aos alvos vistoriados”, afirmou.
Nesta ação, alguns alunos do curso de formação profissional do IGP participaram da Operação para entender na prática a perícia em veículos. Os alunos Felipe Mendes Martins, Gabriel Pazin Haag e Silvio Martins Domingos fiscalizaram carros, acompanhados pelo perito Pedro Bittencourt.
Confira os 53 municípios visitados: Aceguá, Almirante Tamandaré do Sul, Alvorada, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Camaquã, Candelária, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Curumim, Eldorado do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Montenegro, Nova Bassano, Nova Prata, Novo Hamburgo, Parobé, Passa Sete, Passo do Sobrado, Passo Fundo, Pantano Grande, Pelotas, Portão, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Maria, Santana do Livramento, São Jerônimo, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Sebastião do Caí, São Sepé, Sarandi, Soledade, Tapejara, Taquari, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Vera Cruz, Viamão e Xangri-lá.
Foto: Divulgação/BM
Publicado em 28/10/22