No Pacote das Promessas

0
COMPARTILHAMENTOS
34
VISUALIZAÇÕES

Na edição do dia 3 de janeiro, a Gazeta divulgou algumas promessas de entregas feitas pelo prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, destacando a maternidade SUS funcionando até o final de 2025, o que gerou repercussão positiva.

Hoje, amplio a divulgação do pacote de promessas do prefeito, cumprindo o nosso papel de divulgar para acompanhar e cobrar o que foi prometido. Vamos lá!

Maranata prometeu, também, ampliar o Hospital Regional e oferecer serviços de Hemodiálise, ampliação da Emergência; asfalto na estrada interna entre Guaíba e Barra do Ribeiro; avanço no projeto de um porto ao lado da fábrica Santher; asfalto até o Logradouro, caminho onde será criada a “Cidade Industrial” (concentração de indústrias); construção do segundo acesso viário à Zona Sul de Guaíba; revitalização da Beira e obras de prevenção contra enchentes, com o empréstimo de 70 milhões de dólares do Banco Asiático (já publicado em detalhes na Gazeta).

Anotado aí? Aqui, tudo anotado.

 

Gratidão, Sacrifício e Mídia

O gesto de agradecimento do Prefeito Maranata pelo apoio recebido do município de Joinville SC, que ajudou muito Guaíba durante a grande cheia de 2024, foi espetacular no sentido literal da palavra.

Agradecer é uma das ações mais nobres. Pedalar 700 km para agradecer já se torna uma atração fora da caixinha. Foi tudo tão amarrado, que esvazia qualquer crítica, pois como reprovar o esforço de agradecimento?

A chegada a Joinville foi emocionante, e a irmandade criada entre os dois municípios, importante.

 

Esclarecimentos na Gazeta

Nesta edição, destaque para uma reportagem com esclarecimentos a respeito da situação de moradores em uma área de risco de inundações no Bairro Santa Rita.

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Guaíba, Gilberto Correia, garantiu que ninguém foi notificado para desocupar suas casas.

Esclarecer temas de interesse coletivo é um dos papéis da Gazeta. Sugiro a leitura da referida reportagem e do Editorial desta edição.

Apurei que há estudos na Prefeitura para viabilizar, no futuro, a transferência de famílias que moram em áreas de risco para novos loteamentos populares que estão sendo implantados na Cidade. Vamos acompanhar.

 

Promessas Vazias

Durante a enchente de 2024, o Governo Federal prometeu mundos e fundos para ajudar a população do RS. Na realidade, os números anunciados se reduzem sobremaneira devido à burocracia e às barreiras que isolam as pessoas que realmente precisam de ajuda.

Programas sociais só funcionam na propaganda oficial do Governo Federal. Na vida real, tudo se resume à esmola do Bolsa Família, mantendo a pobreza sob controle.

 

Vontade de Conhecer

A Gazeta traz nesta edição uma reportagem (contracapa) sobre o Parque Estadual Itapuã. Deu vontade de conhecer.

 

Controle nas Transações por Pix

Começou no dia 1º de janeiro o controle da Receita Federal sobre transações envolvendo Pix e cartões. Ver matéria nesta edição.

Concordo com a Associação Nacional dos Profissionais da Contabilidade (Asscon), que vê as novas regras de controle social e financeiro com preocupação, já que os principais afetados são as pessoas mais vulneráveis.

“Enquanto isso, movimentações atípicas e milionárias nunca foram, efetivamente, combatidas, apesar das alegações da Receita Federal de que fiscaliza essas situações”, destacou a nota da Associação publicada no Portal Brasil 61.

 

De cair os butiás dos bolsos!

Portaria 924/2024, do Governo do RS, permite que alunos avancem para as próximas séries mesmo após serem reprovados em até quatro disciplinas. Mais uma fuligem do Governo Leite, um dos mais fracos da história do Estado, com fachada de boa gestão sustentada pelo marketing pesado.

Em conversas com alguns professores, apurei que existem alunos na rede pública de ensino que, nos anos finais do Fundamental, não sabem ler nem escrever minimamente. Em geral, isso está agravando a diferença já existente entre os alunos das redes pública e privada no RS. Triste e preocupante, isso.

 

Leandro André

Publicado em 10/1/25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o jornal digital da Gazeta Centro-Sul e leia de qualquer lugar! Acessar X