Essa semana, recebi informação de que as próximas escolas a serem municipalizadas em Guaíba são a Otaviano Manoel de Oliveira Jr e a Ismael Chaves Barcellos.
Solicitei informações sobre este tema para a coordenadora da 12ª CRE, Claudete de Oliveira. Em nota, ela informou que está sendo realizado um estudo entre Seduc, Undime e Famurs sobre a municipalização de escolas com os anos iniciais do Ensino Fundamental, que juntamente com a Educação Infantil formaria um bloco mais coeso de idade (4 a 10 anos); e o Estado, com os anos finais e o Ensino Médio, formaria o outro bloco, dos 11 aos 18 anos.
“Considerando as competências constitucionais dos entes federados e que a Educação Pública é de responsabilidade tanto das redes municipais quanto da rede estadual, não há dessa forma concorrência entre elas e, sim, uma complementação. Pois, quanto mais qualificado for o Ensino Fundamental, mais qualificado vai ser o Ensino Médio. A primeira e a última etapa da Educação Básica são exclusivas, o restante é parceria”, observou a coordenadora.
Pelo que tenho acompanhado, o Governo Leite quer municipalizar todas as escolas de Ensino Fundamental e focar no Ensino Médio. Acredito que estes debates e a retórica servem apenas para amortecer os impactos nas comunidades.
Sperotto e Maranata na Prefeitura
Na manhã do dia 25 de agosto, foi realizada solenidade de inauguração da foto de José Sperotto na Galaria dos Ex-prefeitos de Guaíba, localizada no Saguão da Prefeitura. O evento foi bem prestigiado, com a presença de políticos, lideranças, familiares do Sperotto e assessores em geral.
O prefeito Maranata e a vice Cláudia Jardim compareceram, uma atitude bacana de civilidade. Vamos lembrar que o Sperotto não passou o cargo.
No contexto da formalidade, um climão de caciques adversários políticos dividindo o mesmo espaço na Aldeia.
Um ponto inusitado foi a presença de vários CCs do Governo Sperotto vinculados ao Governo Maranata. Entre os índios, tudo junto misturado.
Eleição do Conselho Tutelar
Na página 2 desta edição impressa, confira os candidatos ao Conselho Tutelar de Guaíba, cuja eleição será realizada no dia 1º de outubro.
Uma audiência pública está marcada para o dia 14 de setembro, às 18horas, na Câmara Municipal, onde será feita uma apresentação dos candidatos.
Trata-se de importante eleição, principalmente considerando que Guaíba é uma das cidades com os maiores índices de violência doméstica e de abusos de crianças e adolescentes entre os municípios do RS.
Repetindo: Guaíba é uma das cidades com os maiores índices de violência doméstica e de abusos de crianças e adolescentes entre os municípios do RS, de acordo com dados dos órgãos de Segurança Pública do Estado. Vejam a importância desta eleição.
Concurso Público
Entrevistei o coordenador da Comissão que fiscaliza a execução dos concursos públicos da Prefeitura de Guaíba. Informações relevantes. Vale conferir.
PT de Guaíba em Guerra
Conforme antecipei aqui na Coluna na semana passada, na noite de quarta-feira, 30 de agosto, aconteceram duas reuniões distintas do PT de Guaíba. A Executiva Municipal se reuniu para criar uma comissão de ética e debater sobre a expulsão do vereador João Caldas do partido. A outra, proposta justamente pelo Vereador Caldas, tratou de suposta falta de democracia interna no PT da Aldeia. A corda rebentou.
Questionei o presidente do PT de Guaíba, Rudinei Fernandes, sobre esta situação. Ele disse que sairia uma nota oficial do partido no final da tarde de quinta-feira, 31 de agosto. Até o fechamento desta edição, na tarde de quinta-feira, a nota não havia chegado. Vamos aguardar.
Já o Vereador Caldas enviou uma nota ressaltando a presença de aproximadamente cem filiados na plenária do dia 30, no Sinpacel, destacando a presença de lideranças como Lugon, Fogaça, Luciane, Orlando, Catarina, Tiago Andriotti, Reginaldo, Rose, Pedrinho, Pilita, Perereca, Pastor Márcio, Celso Rostirolla e Maria Ceci, entre outros.
O objetivo anunciado no comunicado era aprovar diretrizes para o futuro do PT em Guaíba, pregando a democracia interna. Entre as deliberações: garantir a voz dos filiados em todas as instâncias; a licitude do Encontro Municipal; o direito dos filiados a concorrerem a cargos eletivos e não à expulsão do vereador do PT. Resumo da bufa: chamaram o atual presidente de ditador.
Debate sobre os Ecopontos
De vez em quando, uma denúncia de que os materiais descartados nos ecopontos de Guaíba acabam misturados. Isso precisa ser bem esclarecido pela Prefeitura. Ver Recado do Leitor e Editorial desta edição.
Leandro André
leandro.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 1/9/23