Milhares de pessoas lotaram o Parque Municipal Coelhão durante as festividades farroupilhas, em Guaíba, nos dias em que a chuva deu trégua. O Sarandeio iniciou em agosto, com o Baile Municipal realizado no CTG Gomes Jardim, quando aconteceu a escolha do novo Quadro de Prendas e Peões do Município.
De 11 a 20 de setembro, as atrações se concentraram no Acampamento Farroupilha, no Coelhão, onde foi montada uma grande estrutura coberta, na qual aconteceram cerca de 40 apresentações artísticas. O Acampamento contou com pequenos galpões de madeira de CTGs, DTGs e de instituições do Município; espaços de gastronomia e de artesanato.
Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, o prefeito Marcelo Maranata destacou a relevância do evento, a significativa participação da população e o apoio da Prefeitura aos CTGs e DTGs da Cidade, que receberam a concessão de espaços na Praça de Gastronomia para a venda de alimentos, o que gerou renda para as entidades responsáveis por manterem a força do tradicionalismo em Guaíba.
Na noite de terça-feira, 19, o Município prestou homenagem a oito pessoas da comunidade com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Berço da Revolução Farroupilha. Ver Coluna Gente.
Principais Apresentações
Os Monarcas; Roger Machado; Os Serranos; Tchê Barbaridade; Manity; Capitão Faustino; Garotos de Ouro; Alemãozinho da Acordeona; Mulita; Tchê Garotos; Marcus Moraes; Mano Lima; Os Mirins; Rodrigo Santos; Grupo Rebenque; Charles Arce; Guri de Uruguaiana; Os Bertussi; Entre Baguais; Baitaca; Paulinho Mocelin; Helmo de Freitas; Leonel Gomes; Gaúcho da Fronteira; César Oliveira e Rogério Melo; Kauana Neves; Luiz Marenco; e Tchê Guri.
Desfile Alterado
Devido ao alagamento em parte da Avenida Getúlio Vargas (Beira), no Centro de Guaíba, o Desfile Temático foi cancelado. Já o Desfile de Cavalarianos aconteceu com a rota alterada, iniciando na Avenida Nestor de Moura Jardim e encerrando no Sítio Histórico (Museu do Gaúcho).
Foto: Luis Adriano Madruga
Publicado em 22/9/23