Ação de administrar é a definição básica de gestão. Este conceito é fundamental para o desenvolvimento de qualquer projeto, seja no setor público ou privado. Portanto, sucesso ou fracasso de uma sociedade, bem como de um empreendimento, depende da sua gestão.
Ao analisarmos o desenvolvimento do Brasil, do Estado do Rio Grande do Sul e de muitos municípios, como Guaíba, por exemplo, conseguimos avaliar, de forma geral, como a gestão está funcionando.
O Brasil é um país muito rico, com abundância de terra produtiva, água, sol e riquezas naturais. O PIB é imenso, assim como seu território, mas a maioria da sociedade não usufrui desta riqueza, pelo contrário. Isso revela falhas importantes nas sucessivas gestões governamentais ao longo dos anos.
Em Guaíba, a gestão pública vem se ajustando aos poucos a um sistema mais profissional, no entanto, ainda existe um amplo caminho a ser percorrido até que o potencial do Município se reflita na qualidade de vida da população. Houve importante crescimento da arrecadação municipal nas duas últimas décadas, mas os serviços públicos não evoluíram na mesma proporção, considerando o crescimento populacional, que foi pequeno no período.
Se a natureza é vigorosa e a logística favorável, mas mesmo assim não se reverte em qualidade de vida à sociedade, é porque há falhas importantes na administração pública que precisam ser corrigidas.
Considerando o desequilíbrio social, está claro que estamos necessitando urgente de um novo modelo de gestão pública no Brasil.
Publicado em 25/10/24