Minha Querida Tia Ilda

0
COMPARTILHAMENTOS
9
VISUALIZAÇÕES

Dia sim, outro também, a vida me mostra o quanto tive sorte no quesito “tias”. Costumo pensar com carinho e gratidão nessas mulheres que tantas boas lembranças me ajudaram a construir, cada uma do seu jeito. Na extraordinária miscelânea de suas particularidades, encontrei pitadas de sabedoria que, colocadas em prática no dia a dia, tornaram-se provas reais de que minhas tias realmente foram importantes influenciadoras presenciais dessa sobrinha agradecida.

Entre elas, estava a querida Tia Ilda, que sabia compartilhar alegria como ninguém. Entusiasmada com a existência, nos presenteava com seu sorriso amigável e constate brilho nos olhos, uma grandiosa lição.

Esposa dedicada do Tio Nercy (in memoriam), ambos comandaram uma das primeiras casas comerciais de Guaíba, onde era possível comprar arroz e feijão à granel, roupas, calçados e utensílios domésticos. Chamava-se “A Brasileira” e ficava na Rua 20 de Setembro, em frente ao Ginásio do Coelhão – detalhe que por certo muito agradava a Tia Ilda, pela amizade com o Dr. Ruy Coelho Gonçalves e sua família.

Tiveram um casal de filhos, os empresários Nercy e Ilda. Por coincidência, ou por algum tipo de saber antigo inspirado na observação da Natureza que cientistas renomados desconhecem, nasceram no mesmo dia e mês em anos diferentes. A primogênita, Maria da Graça (in memoriam), e o Sílvio Fernando, que se manteve ao lado da mãe com exemplar dedicação até sua despedida, dia 21 de setembro, aos 94 anos.

Nossos natais acontecerão sem o brilho dos belos olhos da Tia Ilda, mas a presença dela já está garantida pelos nossos corações, por sua foto lendo a Gazeta que costuma enfeitar o pinheiro natalino, pelas incontáveis boas histórias que certamente recordaremos em sua homenagem. Sobretudo, pela fé cristã que lhe acompanhou vida afora e a alegria que nos ensinou a manter, tão bem expressada na bela frase que me disse no último encontro natalino: “É muito bom estar aqui, sem falar em tristezas, vocês todos sorrindo, faceiros”.

Dia sim, outro também, a vida me mostra o quanto tive sorte no quesito “tias”, importantes influenciadoras presenciais dessa sobrinha agradecida. Entre elas, estava a querida Tia Ilda, uma especialista em compartilhar alegria e entusiasmo com a vida.

 

Cristina André

Publicado em 27/9/24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *