Nestes dias de encerrar o ano, me alegra lembrar do boletim recebido na minha escola primeira. Foi lá, no Ginásio Nossa Senhora do Carmo, em Tapes, que teve início uma feliz caminhada estudantil, sempre contando com o valioso e indispensável apoio familiar, que também era feito de disciplina e cobranças.
Concluída a primeira série, marco da grandiosa conquista pessoal que foi ingressar no universo das operações matemáticas, da escrita e da leitura, dos estudos sociais e naturais, da religiosidade e das boas maneiras, me surpreendi sobremaneira com a felicidade de toda a família no momento em que avistaram as estrelas coloridas que apareciam na minha avaliação final. Pequenos sóis feitos de papel laminado a iluminar a frase com a qual me senti uma criança realmente feliz:
“Parabéns pelo desempenho, você foi promovida para a segunda série!”.
Na antiga infância em que os estudos pareciam enfeitar nossas pequenas existências, aquela mensagem escolar, valorizando o início de uma jornada na direção do conhecimento e do trabalho, teve grandiosa importância em minha vida. Ouso declarar que, mesmo parecendo apenas um simples elogio com figurinhas infantis, a frase ficou gravada entre as melhores lições que recebi no que se refere a compreender a importância de ressaltar o que há de bom nas pessoas.
Vivencia-se, neste mundo de agora, que já foi história inventada de ficção científica, infâncias e juventudes muito diferentes de outros tempos em que, acompanhados pela Mãe, recebíamos a avaliação final com os cumprimentos da equipe escolar. Elogios adoráveis e abraços presenciais muito bem-vindos pelos familiares também faziam a alegria da criançada. Meu Boletim da primeira série é prova real disso.
Depois daquela minha conquista estelar sem preço, férias na pequeníssima praia de mar, casinha perto dos cômoros de areia; uns dias no campo, em visita estendida aos avós, noites iluminadas a lampiões, manhãs de tirar leite de vaca, tardes de comer frutas embaixo das árvores. Com muita sorte, alguns passeios em Porto Alegre – se me comportasse bem, com cinema e banana split nas Americanas.
Ano escolar se despedindo, meu coração se enche de boas recordações da vida estudantil com a qual tanto aprendi sobre a vida em si. No primeiro boletim recebido, iluminada por estrelinhas de papel laminado, uma frase que muito me ensinou sobre a importância de ressaltar qualidades e feitos positivos das pessoas:
“Parabéns pelo desempenho, você foi promovida para a segunda série!”
Cristina André
Publicado em 13/12/24