Estou na Índia enquanto escrevo. São 5 horas da manhã, corpo satisfeito com o sono, penso nas experiências maravilhosas que tenho vivido e surge o desejo de partilha. Uma das mais simples e profundas foi sobre perguntar para novos conhecidos, possíveis novos amigos, sobre um dia extraordinário nas suas vidas.
Aqui circulam pessoas de todo mundo e o tempo é curto para estabelecer amizade. Intuí de ir direto ao coração do outro. As conversas em geral podem girar em torno de falar sobre pessoas, o que tende a virar maledicência ou julgamentos pessoais, vulgo fofoca. Ou falar sobre acontecimentos. Fácil de cair em tragédias, crimes, política, outro terreno minando para eventualmente perder um amigo. Podemos falar sobre ideias, maior chance de enriquecimento mútuo, mas também torcendo para que não caiamos de polos opostos na visão de algo. Ainda há risco. Mas, se pergunto sobre um dia extraordinário, entrarei num espaço sagrado do outro. Os olhos param por um tempo, logo se movimentam demonstrado buscas nos arquivos de alma e aparecem histórias maravilhosas sobre experiências, afetos e valores. Sorrisos aparecem, às vezes, até lágrimas. E se você oferecer uma escuta atenta, acolhedora, sem julgamentos, verdadeiras ondas de afeto transitam, uma alegria mútua transborda e o tempo vira um presente. Surge a frase de efeito, o presente de se estar no Presente, que é uma porta para o sagrado, pois estaremos inteiros: corpo, emoção, pensamento e alma alinhados e integrados na relação com o outro, também pleno.
Tive retornos memoráveis com este simples gesto de dar oportunidade ao outro de transbordar suas alegrias.
Fica a partilha; fica a dica. Quer dar um salto de qualidade, de oportunidade para enriquecer qualquer oportunidade de convívio com conhecidos ou desconhecidos, escolha o positivo, o afetivo, pergunte pelo melhor, escute com sua maior capacidade de atenção e acolhimento! É uma atitude do fortalecimento do Sim a Vida! Boa semana! Boas conversas relevantes!
PS. Neste início de ano, faz 10 anos de partilha nas Colunas. Obrigado Gazeta Centro-Sul pelo acolhimento e confiança; obrigado leitores, motivação maior para desejar e oferecer alguma contribuição.
Joaquim Mello
joaquimpedromelloneto@gmail.com
Publicado em 28/2/25