Maranata vai tentar reeleição

0
COMPARTILHAMENTOS
156
VISUALIZAÇÕES

Entrevistei o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata; um balanço sobre seus dois anos de gestão. Estou trabalhando na edição da entrevista, que será publicada na próxima sexta-feira, 24 de fevereiro. Bem interessante; vale conferir.

Perguntei ao prefeito se ele vai tentar a reeleição. Depois de breve arejamento e alongamento de pescoço, tentou despistar, mas sem muito esforço. Lascou a tradicional observação de que precisa conversar com seus pares e tal. Traduzindo: vai tentar a reeleição, está decidido. E mais, quer manter a chapa com a Claudinha Jardim de vice.

O Maranata mostrou o mesmo entusiasmo do início do mandato. Tem planos grandes na política. Em março, vai disputar a presidência da Famurs, depois, a presidência da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), cargo ocupado pelo Paulo Ziulkoski desde o século passado. Na sequência, vai a deputado. Sonha em ser governador. Tenho muitos anos no jornalismo e não me engano com político focado em seguir a carreira.

Recomendo a leitura da entrevista na próxima edição.

 

Dion Sperotto sai do Governo

Nos corredores da Prefeitura de Guaíba, João Luís Soares Sperotto, o Dion, era chamado de secretário fantasma porque raramente era visto no Paço Municipal. A pressão estava cada vez maior pela sua saída do Governo, até que, nesta semana, o Dion pediu para sair de onde acredita-se que nunca entrou. Para quem não sabe, ele era secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

 

O que pode complicar

Não fiz pesquisa de avaliação do Governo Maranata, mas, pelos meus contatos e observação nos quatro cantos da Aldeia, acredito que a gestão está relativamente bem. Asfalto de qualidade em malha viária arrebentada há décadas gera efeito positivo, além de outras ações trabalhadas em pontos estratégicos.

Até agora, tudo vai bem para o Maranata, apesar dos vazios em alguns setores, mas existe uma prestação de contas da Olifeira que pode complicar. Perguntei ao prefeito sobre isso. Mas não vou adiantar a sua resposta, que estará publicada na entrevista na próxima semana.

 

Sobre Pedágios na Região

No dia 27 de fevereiro, às 19 horas, está programada uma audiência pública, no Salão de Atos da Ulbra Guaíba, para tratar sobre a implantação de pedágios na Região. Importante agendar e participar. Ainda há tempo de resistir ao cercamento de pedágios. Se levarem adiante o projeto, só restará pagar para se deslocar entre Guaíba e Porto Alegre, conforme já aconteceu.

 

Reajuste do Magistério

No Município, o SPMG realizou assembleia na quarta-feira, 15, para tratar do reajuste salarial, entre outras pautas. O Governo não encaminhou qualquer proposta, alegando que está estudando o percentual.

A presidente do SPMG, Rosângela Heim, me disse que a categoria decidiu paralisar no dia 27 de fevereiro, com ato público em frente à Prefeitura, das 9h às 12h, com nova assembleia à tarde para debater suposta proposta do Executivo (até agora não enviou) ou avaliar a paralisação e decidir os próximos passos.

Na entrevista que fiz com o prefeito, eu perguntei sobre o percentual de reajuste para servidores e professores. Maranata desconversou, argumentando que o dissídio é em março e que o Governo está estudando uma proposta viável. Em tom baixo, quase sussurrando, disse: “o IPCA vamos garantir…”. Este índice deu menos de 6% no ano passado. Frisson nos bastidores.

No Estado – Na terça-feira, 14, em reunião com o Cpers Sindicato, o governador Eduardo Leite anunciou reajuste de 9,45% à categoria e prometeu realizar novo concurso para o magistério. No dia seguinte, a Secretaria da Fazenda negou reajuste geral para os servidores neste ano. Velhas façanhas.

 

Allah-la-ô!

Feriadão, calorão e carnaval antes de começar a batalha cotidiana a todo vapor. Para mim, o bom deste feriadão de carnaval é a cidade tranquila, o trânsito sem barbeiros, vagas para estacionar, nada de filas, sem tortura sonora de carro-de-som anunciando promoção, e a calmaria no reverso do allah-la-ô… Maratona de séries na TV, cerveja gelada e comidinhas de tigela. Coisa boa!

Aqui na Aldeia, o carnaval é mais atrasado que notícia do Barrichello. Então, quem gosta vai à luta ou espera até a Páscoa.

 

Não te mixa!

Respire. Sintonize com temas positivos; afaste-se um pouco das redes sociais; esquece o Bolsonaro, o Lula, e seus respectivos derivados purgantes.

Revisa teu plano de ação; caminhe na tardinha sem celular, dance com a patroa, conserte aquela janela, leia um livro impresso e sublinhe frases interessantes, leia a Gazeta sem pressa, abrace quem você ama, durma tarde e sem hora para acordar.

Te prepara para enfrentar o ano de 2023. Não te mixa!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o jornal digital da Gazeta Centro-Sul e leia de qualquer lugar! Acessar X