Por Leandro André
Em 2022, a Gazeta Centro-Sul apresentou uma reportagem especial, destacando parte do patrimônio natural da Região Costa Doce do RS, também conhecida como Mar de Dentro. Praias e paisagens cativantes na orla da Laguna dos Patos, a maior da América Latina, na Lagoa Mirim e no Parque Nacional da Lagoa do Peixe.
A reportagem apresentada em série no ano passado foi um grande sucesso. Nesta edição, a Gazeta traz parte da viagem que percorreu cenários fascinantes no extremo-sul do Brasil. O objetivo desta jornada é registrar lugares da Região que merecem ser visitados, sem a pretensão de ser um guia turístico.
Após visitarmos Barra do Ribeiro e Tapes, seguimos em direção ao Sul pela BR-116, em meio a plantações de canola, pintando de amarelo grandes extensões dos campos, lembrando uma paisagem de Van Gogh. A rodovia está sendo duplicada entre Guaíba e Pelotas, com 135 km de obras já concluídas dos 211 km de extensão entre as duas cidades.
Arambaré
Um dos mais acolhedores ambientes praianos da Região Costa Doce está localizado na margem da Laguna dos Patos, com exuberantes figueiras espalhadas por todos os lados. A pequena cidade de Arambaré (foto), que possui cerca de 3,7 mil habitantes, tem sua população aumentada de forma significativa no verão. Centenas de famílias buscam suas praias de água doce, com árvores próximas da areia, para desfrutarem dos recantos refrescantes nos dias quentes.
O Balneário está localizado a 30 quilômetros do trevo de acesso a Camaquã, na BR-116, seguindo pela RS-350, totalmente asfaltada, cortando plantações de arroz e campos verdes, em uma paisagem de encher os olhos. De Guaíba, são 130 km de distância.
Um dos pontos mais importantes a ser visitado é a Figueira da Paz, a maior do Rio Grande do Sul, com idade estimada entre 500 e 700 anos; um espetáculo da natureza.
São Lourenço do Sul
Riqueza hidrográfica e orla recortada, totalmente revitalizada, fazem de São Lourenço do Sul um dos municípios mais bonitos da Costa Doce. Atualmente, possui cerca de 43,5 mil habitantes. De dezembro a fevereiro, o movimento de veranistas é intenso; após a alta temporada, fora dos grandes eventos, é só calmaria.
No Século 19, a Região foi uma das maiores produtoras de batata inglesa da América Latina. Para escoar a mercadoria, foi construído um porto onde havia grande concentração e tráfego de navios veleiros, utilizados na exportação da produção para Montevidéu, no Uruguai, e para o Rio de Janeiro. Atualmente, a agricultura e a pecuária são responsáveis por 60% do PIB local. Destaque para a produção de orgânicos, que vem crescendo no Município.
O turismo se fortalece a cada ano, impulsionado pela revitalização da orla e eventos como o Show da Virada; a Südoktoberfest (grande festa germânica realizada em outubro); o Moto Lagoa (encontro de motociclistas); o Reponte da Canção (Festival Nativista); e o Carnaval.
Três praias se destacam na “Pérola da Lagoa”. A agradável Ondinas, com sombra em abundância na areia de uma pequena enseada; recanto especial para o lazer em família, com coqueiros e pedras que enriquecem o cenário. A Praia das Nereidas é a maior e mais popular, com extensa faixa de areia dourada e centro gastronômico, com mesas sob a sombra das árvores em uma das extremidades, bares e restaurantes espalhados na ampla avenida, com ciclovia e jardins; tudo muito bem cuidado. A Praia da Barrinha, dos casarões e pousadas, com águas rasas e quentes, também é bastante procurada por famílias que buscam relaxar em piqueniques sob as árvores.
Um dos pontos de beleza original, que inspira a navegação, fica nas margens do Arroio São Lourenço, com os tradicionais estaleiros e estacionamentos de coloridos barcos de passeio e de pesca.
Para quem curte história, vale visitar a Fazenda do Sobrado, localizada a 1,5 km do Centro da Cidade. O Casarão, usado como quartel de Bento Gonçalves durante a Revolução Farroupilha, foi cenário da minissérie da Globo “A Casa das Sete Mulheres”.
Informações sobre hotéis, pousadas e passeios, consultar as agências e plataformas de turismo na internet.
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 03/2/23