É recorrente, na Gazeta Centro-Sul, a abordagem sobre a questão do descarte irregular de lixo e entulhos nos logradouros de Guaíba, bem como as consequências ambientais disso. Nesta edição, o tema volta à pauta. Os locais são limpos e logo estão cheios de lixo novamente.
Quando acontecem chuvas fortes, se formam alagamentos em diversos pontos da Cidade. Parte deste problema, que persiste há muitos anos, se deve aos resíduos que se acumulam na rede de drenagem. A Gazeta tem feito constantes alertas sobre a causa deste prejuízo ambiental, mas há pessoas que ainda não se conscientizaram da sua gravidade.
Nesta edição, mais um caso de reclamação sobre resíduos acumulados em via pública, gerando transtornos e riscos à saúde da comunidade devido à proliferação de insetos e pragas, além do risco de entupimento dos bueiros.
O secretário Municipal de Obras Públicas, Ivan Barcellos, disse à Gazeta que a Prefeitura faz constantes limpezas, mas logo os espaços voltam a ficar sujos, pois alguns moradores insistem em descartar lixo, caliças e galhos nos logradouros.
Existem cinco ecopontos espalhados pela Cidade; são os locais adequados para recebimento de materiais recicláveis e galhos, e é preciso que a população se conscientize disso, fazendo a sua parte para manter a cidade limpa. Cabe ressaltar, ainda, que o recolhimento de lixo doméstico, em geral, é regular no Município. Neste contexto, voltamos a destacar a importância de a gestão pública municipal implementar um trabalho efetivo de Educação Ambiental, além de fiscalizar e cobrar o cumprimento do Código de Posturas, o que infelizmente não acontece como deveria.
Publicado em 25/8/23