O Governo de Guaíba recebeu, na manhã quinta-feira, 21 de novembro, uma comitiva do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) para apresentação do Programa de Resiliência às Mudanças Climáticas em Guaíba, que prevê obras estruturais nas regiões do Município atingidas pelas cheias que ocorreram em maio no Rio Grande do Sul.
Integraram a comitiva nove especialistas em consequências das mudanças climáticas, chefiada por Manuel Alexandre Benard e por Aleksandr Prodham, subchefe da missão.
A Carta Consulta Internacional apresentada pelo Prefeito Maranata está em análise no Governo Federal, que deverá garantir o empréstimo, com aprovação prevista para acontecer no dia 14 de dezembro.
As Obras Previstas
De acordo com o Governo Municipal, a comitiva do Banco veio para discutir o projeto e observar in loco os pontos indicados para a realização das obras estruturantes, como bacias de micro e macrodrenagem nas áreas afetadas pela grande cheia de maio; construção de uma nova via de acesso ligando os bairros da Zona Sul da Cidade com a BR-116; e a revitalização da Orla Central da Cidade, conforme projeto divulgado pela Gazeta Centro-Sul em dezembro de 2023.
Os Valores
A Prefeitura informou que a viabilização dos projetos apresentados representará um aporte de US$ 87,5 milhões, dos quais US$ 70 milhões correspondem a um empréstimo do AIIB, com juros subsidiados, cinco anos de carência e prazo de 30 anos.
A apresentação aconteceu na manhã de quinta-feira na Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Guaíba. Após, houve visitação às principais áreas afetadas pela grande cheia de maio e ao Calçadão da Beira.
Foto: Luis Adriano Madruga/PMG
Publicado em 22/11/24