Invasão na Área da Ford

0
COMPARTILHAMENTOS
34
VISUALIZAÇÕES

Leitor fez contato para alertar sobre invasão na ex-área da Ford (Zona Mista Industrial), na lateral da Avenida Nei Brito, Bairro Santa Rita, em Guaíba.

Questionei a Prefeitura. Em nota, o Governo Municipal ressaltou que a área pertence ao Estado e que o Município não tem ingerência. No entanto, a Prefeitura afirmou que tem feito contato com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento, que monitora o terreno. “Fomos informados sobre a existência de processo judicial de retomada da área pelo Estado”, concluiu a nota.

Se de fato aquele terrenão for destinado para atrair empresas, então é melhor a Prefeitura e o Estado ficarem atentos e agirem para evitar ocupações irregulares. Discurso não traz empresas nem impede invasão.

 

Coronavírus e o Vereador Ale

Na terça-feira, 5, recebi questionamentos de todos os lados sobre a possibilidade de o vereador Ale Alves ter participado de forma presencial da sessão da Câmara, infectado pelo coronavírus. Acontece que, no dia 27 de setembro, o Ale postou no Facebook que tinha testado positivo para o coronavírus. No dia 28, não compareceu na sessão, mas oito dias depois, ainda no prazo da transmissão do vírus, estava lá, presencialmente. Então, questionei a Presidência da Casa se ele havia apresentado teste PCR negativo.

Recebi informação de que a postagem do vereador no dia 27 se referia ao resultado de um teste feito alguns dias antes. A Coordenadoria de RH da Câmara Municipal enviou ofício, informando “que o vereador Alessandro dos Santos Alves entregou atestado médico à Coordenadoria com prazo final de afastamento no dia 30 de setembro, assim como teste negativo para Covid-19 no dia 1º de outubro”. Emoji pensando…

 

Ainda sobre o Ale

Os vereadores de Guaíba, por unanimidade, votaram pela não continuidade do processo administrativo contra o Vereador Ale. O pedido havia sido feito pelo presidente do Sindiguaíba, Edyo Campos, considerando críticas generalizadas e infundadas contra os servidores públicos de Guaíba. O entendimento dos vereadores foi de que poderia abrir um precedente de censura à liberdade de expressão.

Defendo a liberdade de expressão, mas já passou da hora do Vereador Ale parar de ofender as pessoas, fazendo acusações levianas em rede social.

 

A Resposta da Câmara

Na semana passada, fiz uma pergunta aqui na Coluna. Como o Observatório Social de Guaíba (OSG) havia apontado falhas na transparência do Portal da Câmara Municipal, no primeiro semestre deste ano, o que foi negado pelo Legislativo, restou a dúvida sobre quem estava certo.

Essa semana, recebi a resposta da Câmara, por meio de nota, na qual o Legislativo reitera que as informações atendem totalmente os critérios do TCE-RS, que tem dado nota máxima ao Portal da Transparência da Câmara desde 2019. No entanto, a Presidência da Casa solicitou que sejam incluídas notas explicativas no que tange às informações sobre salários para que não reste qualquer dúvida.

 

Corrida Contra Despejo

O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, me disse que está trabalhando intensamente para evitar o fechamento da Unidade de Saúde Centro, conhecida como Posto de Saúde da Mulher. De acordo com Maranata, a Administração Municipal anterior não se defendeu de um processo judicial que pedia a retomada das instalações no prédio do INSS, onde são realizados atendimentos importantes, como vacinação, mamografia, e de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis.

Como o Município foi julgado à revelia (não se defendeu), perdeu o processo e, segundo o prefeito, a Justiça deu prazo de 90 dias para a Prefeitura desocupar o prédio. Agora, é lutar contra o tempo para o Governo Federal se sensibilizar sobre a importância da estrutura para o atendimento de Saúde da população e evitar o despejo. Forte, essa!

 

Dr. Renan não assume

Essa semana, recebi mensagem do ex-vereador Renan Pereira. Ele disse que leu comentário na minha coluna, no site da Gazeta, a respeito do chamado da Prefeitura de Guaíba para assumir como médico na Estratégia de Saúde da Família. Renan anunciou que não irá assumir o cargo para o qual foi aprovado em concurso público por uma decisão pessoal. Disse que está morando na Espanha, onde revalidou seu diploma de médico, e que está fazendo residência em Pediatria, o que pesou na sua decisão.

Fez um desabafo, ressaltando que não quer mais saber de política, porque foi injustiçado, sem ter qualquer processo ou condenação. “Quase fui preso mesmo sendo inocente, devido a um circo que armaram contra mim”, observou.

 

Lambança na Câmara

O Governo Maranata chamou sessão extraordinária na Câmara, quinta-feira, 7, para aprovar projeto que ajustaria alguns cargos e FGs, visando agilizar o seu Plano de Governo. No entanto, quando a situação percebeu que iria perder, o prefeito pediu ao presidente da Casa para retirar o projeto e a sessão foi encerrada em meio a muita discussão. Acendeu a luz amarela! Abordarei sobre este drama no meu Blog.

 

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 8/10/21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *