Começou na segunda-feira, 1º de agosto, o Censo Demográfico do Brasil 2022. O levantamento iniciou com dois anos de atraso em virtude da pandemia e de questões orçamentárias. Recenseadores deverão percorrer os 5.570 municípios do País e as aldeias indígenas nos próximos três meses.
Além da coleta presencial de dados, é possível responder ao Censo também pelo telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet. Para isso, o recenseador precisa visitar o domicílio. O morador recebe um e-ticket com validade de sete dias e explicações de como proceder. A entrevista por telefone também pode ser utilizada para aqueles que optarem por autopreenchimento pela internet, mas não concluírem o questionário. Para isso, o IBGE dispõe de uma central telefônica exclusiva, a Central de Atendimento ao Censo (CAC): 0800.721.8181.
O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio e mortalidade. São dois tipos de questionário, sendo o básico, com 26 perguntas, em torno de 5 minutos para ser respondido; e o ampliado, com 77 perguntas (cerca de 11% dos domicílios), levando cerca de 16 minutos. As informações são importantes para o desenvolvimento de políticas públicas no País.
O IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF. Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação.
Atualmente, a população brasileira é estimada em aproximadamente 215 milhões de pessoas, residindo em 78 milhões de domicílios.
Identificação
Os recenseadores devem se apresentar sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá do IBGE (foto) e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente no site: respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800.721.8181.
Foto: Agência Brasil
Publicado em 05/8/22