A Secretaria da Fazenda do RS liberou a consulta ao número de veículos tributáveis e a estimativa de arrecadação por município no IPVA 2025. Através da listagem é possível saber quantos veículos devem pagar o tributo em cada cidade e a previsão do valor que deve ser destinado aos cofres estaduais e municipais. É importante lembrar que o montante apresentado no site se refere aos valores integrais. Porém, da arrecadação do IPVA, 50% é do Estado e 50% é do município onde o veículo foi emplacado. São 4,4 milhões de veículos tributáveis em 2025 no RS.
O pagamento do tributo de forma antecipada iniciou no dia 11 de dezembro. O motorista que optar por realizar a quitação até 30 de dezembro terá desconto de antecipação de 6% e não incorrerá na variação da UPF/RS (que, pelos índices inflacionários, deve ficar em 4,63%), gerando uma redução potencial de 10,63%. Entretanto, as vantagens podem ser ainda maiores para os proprietários de veículos que tiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, podendo chegar a 28,13% caso obtenha todas as deduções máximas.
Janeiro, Fevereiro e Março
O proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro terá 6% de desconto. Se pagar até o dia 28 de fevereiro, a redução será de 3%. Quitando até 31 de março, 1%. Nesses casos, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF. Quem pagar até o vencimento por placas, em 30 de abril, não tem descontos de antecipação, apenas do Bom Motorista e Bom Cidadão.
Parcelamento em Seis Vezes
O parcelamento não tem juros, mas é preciso que o contribuinte faça a adesão (primeira parcela) até 31 de janeiro de 2025. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente. Para fazer o parcelamento, é obrigatório que o pagamento inicie em janeiro. Os contribuintes que optarem pelo parcelamento do tributo pelo Pix precisam gerar todo mês um novo QR Code para o pagamento.
Pagamento Único
Quem não optar pela antecipação ou pelo parcelamento deverá pagar seu IPVA até a data de vencimento da placa que se encerra em abril. Em 2025, todos os contribuintes podem quitar até 30 de abril.
Site e Aplicativo
Visando aumentar a segurança do usuário, o acesso aos serviços disponíveis através do site do IPVA RS passou a ocorrer somente por meio do login gov.br, o mesmo utilizado para acessar o governo federal.
O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. É importante também que os motoristas estejam atentos ao beneficiário do Pix. Antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário, que são as seguintes: Nome: Ipva Sefaz/RS; CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81; Instituição: Bco do Estado do RS S.A. Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080.Bco do Estado do RS S.A.
Quem paga IPVA – Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2006, exceto os isentos em lei.
Onde pagar – Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. Opção de Pix disponível em mais de 760 instituições.
Alíquotas do IPVA no RS
3% – Automóveis e camionetas. 2% – Motocicletas
1% – Caminhões, ônibus, micro-
ônibus e automóveis e camionetas para locação.
Frota total do Estado 2024: 7.785.393. Frota pagante de IPVA: 52,5%. Frota isenta de IPVA: 47,5%
Foto: LA/Gazeta