Por definição, imprensa se refere aos meios de comunicação que se dedicam ao jornalismo e a outras funções de comunicação informativa. O termo deriva da prensa móvel, inventada por Johannes Gutenberg no século XV.
Mas é importante atentar para o fato de que a imprensa pode ser manipulada para disseminar ideologias ou interesses próprios.
Em relação à Gazeta Centro-Sul, que há 31 anos circula de forma ininterrupta com informações regionais, um dos pontos relevantes é sua interatividade com os leitores, prestando significativo serviço social. Muitas vezes, a Gazeta se torna a voz da comunidade no tratamento de temas de interesse coletivo.
Um dos exemplos desta característica de interatividade, atuando como porta-voz da população, está em reportagem desta edição, com os devidos esclarecimentos a respeito de uma suposta ação de despejo dos moradores em uma área considerada de risco para alagamentos, no Bairro Santa Rita, em Guaíba. Os boatos eram assustadores, a comunidade estava com muitas dúvidas e buscou ajuda da Gazeta para que a Prefeitura fizesse os devidos esclarecimentos, o que aconteceu.
Diante desta tradicional aproximação com a sociedade, o Jornal oferece espaço especial denominado “Pauta do Leitor”, onde recebe, processa e divulga temas de interesse da população, fazendo um elo entre a comunidade e os órgãos públicos responsáveis pela prestação de serviços essenciais.
Informação e serviço social fazem parte do DNA da Gazeta Centro-Sul, que há 31 anos mantém um canal aberto com os leitores. Neste contexto, é preciso destacar, ainda, os serviços sociais, culturais e comunitários, bem como a opinião imparcial e responsável de seus colunistas.
Publicado em 10/1/25