No mês de junho deste ano, após o Rotary registrar ocorrência em Guaíba, comunicando que estelionatários estavam aplicando golpes em lojistas da Região, usando o nome do Clube, foi iniciada uma investigação pela DP de Guaíba.
Durante as diligências, a Polícia Civil conseguiu identificar cinco indivíduos envolvidos no crime, todos com antecedentes criminais, sendo que três deles estão recolhidos no sistema prisional e um usa tornozeleira eletrônica.
De acordo com a Polícia, ao menos nove vítimas de diferentes cidades do Estado foram lesadas com um prejuízo de aproximadamente noventa mil reais. Os estelionatários estavam usando nomes de entidades conhecidas e com credibilidade, como Rotary, APAE e Lions, para aplicar golpes em lojistas, onde compravam materiais que diziam ser para doação, enviando um comprovante de pagamento falso.
A delegada Karoline Calegari alerta os lojistas, recomendando que liguem para o telefone oficial das entidades para confirmação, principalmente se constatarem pressa no momento da compra, além de confirmarem na conta bancária se o valor do pagamento foi creditado.
A DP de Guaíba solicitou o compartilhamento de provas para que as delegacias dos locais com vítimas identificadas possam dar continuidade nas suas investigações de estelionato, responsabilizando o grupo de golpistas.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas celas do estabelecimento prisional onde os investigados estão recolhidos, sendo apreendidos telefones celulares e valores em espécie. Foi realizado o bloqueio de valores nas contas bancárias usadas pelos criminosos.
Foto: DIVULGAÇÃO/PCRS


