Uma estátua em bronze do cantor nativista do RS, José Claudio Machado, foi inaugurada no Largo que leva seu nome no Centro de Guaíba. O evento aconteceu na tarde do domingo, 20 de novembro (foto), com a presença de autoridades, artistas, familiares do cantor e comunidade em geral.
José Claudio Machado nasceu na cidade de Tapes em 17 de novembro de 1948, e durante sua carreira de sucesso fixou residência em Guaíba, onde morreu no dia 12 de dezembro de 2011.
O cantor, dono de uma voz fantástica, foi um dos criadores da Reculuta da Canção Crioula, Festival de música nativista que foi destaque no cenário gaúcho de música durante duas décadas. José Claudio Machado foi o grande vencedor da Califórnia da Canção Nativa em sua segunda edição, no ano de 1972, época de ouro do grande festival de Uruguaiana que hoje é considerado patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. A canção Pedro Guará, que lhe deu a Calhandra de Ouro, foi composta em parceria com Cláudio Boeira Garcia e se tornou uma das mais conhecidas de seu vasto repertório – ela deu título a um de seus álbuns mais conhecidos, gravado em 1990.
A estátua foi produzida pelo artista plástico mineiro Léo Santana que possui um currículo extenso de obras em bronze. Em 26 anos de carreira, Santana já retratou mais de 50 pessoas em esculturas e desenhos. É considerado o mais famoso escultor de personalidades do País, como: Carlos Drummond de Andrade, Juscelino Kubitschek, João Gilberto, Graciano Ramos e agora José Cláudio Machado, entre outros.
Foto: Antônia Teixeira
Publicado em 25/11/22
A música nativista cantada por José Cláudio Machado ficou como grande legado aos artistas das gerações mais novas no RS. Ele é um ícone da música regionalista do Sul, por isso, essa estátua é a merecida e justa homenagem por tudo que ele representa ao povo gaúcho e aos fãs espalhados por outros estados.