Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul traz uma reportagem especial, destacando o Projeto Horta do Bem que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Guaíba em 16 escolas municipais. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), tem apoio financeiro da CMPC e parcerias com o SENAR/RS, o Sindicato Rural de Guaíba e a Emater.
Segundo a SME, as hortas escolares desempenham importante papel na formação integral dos estudantes, estimulando a Educação Ambiental, promovendo conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável e o combate ao desperdício de alimentos.
A Secretaria ressalta, ainda, que o contato direto com o solo, o plantio e a colheita de alimentos fortalecem o aprendizado prático e interdisciplinar, abrangendo áreas como Ciências, Matemática e Nutrição. Além disso, as hortas incentivam a responsabilidade, a paciência e o trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que proporcionam alimentos frescos para a merenda escolar, melhorando a qualidade das refeições oferecidas aos alunos.
Ao longo dos seus 31 anos de circulação, a Gazeta Centro-Sul vem defendendo a implantação da Educação Ambiental nas escolas municipais, estaduais e privadas, considerando a relevância para a formação de uma sociedade mais comprometida com o ambiente e com o desenvolvimento sustentável.
A iniciativa que a reportagem especial destaca nesta edição pode significar o começo de um processo mais abrangente de Educação Ambiental no Município e na Região, o que deve ser estimulado e comemorado.
Publicado em 21/2/25