O Projeto Horta do Bem está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Guaíba, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), em 16 escolas municipais por meio de uma parceria entre a CMPC, as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, o SENAR/RS, Sindicato Rural de Guaíba, Emater e Gabinete da Primeira-Dama. De acordo com a SME, neste início de ano, a prioridade é a limpeza dos terrenos e preparação para novos plantios.
A iniciativa visa promover a Educação Ambiental e a alimentação saudável através de ações como a implementação de composteiras, plantio de pomares, criação de hortas escolares e o cultivo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas.
Com o apoio financeiro da CMPC, foram adquiridas 90 árvores, kits de ferramentas para as escolas participantes, humo solo, materiais para a criação das hortas e sementes para o plantio.
Cursos de Formação
Para este ano, está prevista a oferta de formações teóricas e práticas para os professores responsáveis pelas hortas, em parceria com o SENAR/RS e o Sindicato Rural de Guaíba. Os temas incluem compostagem, produção de húmus e substratos, cultivo básico de hortaliças, além do manejo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas.
Também estão previstos cursos de formação para merendeiras, com foco no reaproveitamento integral dos alimentos, e palestras ministradas por técnicos da CMPC e do setor nutricional da SME.
Aprendizado Interdisciplinar
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, “as hortas escolares desempenham um papel fundamental na formação integral dos estudantes. Além de estimular a Educação Ambiental, promovem a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável e o combate ao desperdício de alimentos.
O contato direto com o solo, o plantio e a colheita de alimentos fortalecem o aprendizado prático e interdisciplinar, abrangendo áreas como Ciências, Matemática e Nutrição. Além disso, as hortas incentivam a responsabilidade, a paciência e o trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que proporcionam alimentos frescos para a merenda escolar, melhorando a qualidade da alimentação oferecida aos alunos”.
Escolas Participantes
Amélia Consuelo; Nossa Senhora de Fátima; Santa Isabel; Arlindo Stringhini; Noely Varella; Pedras Brancas; Frederico Linck; Evaristo da Veiga; Inácio de Quadros; Itororó; José Carlos Ferreira; Santa Rita; Zilá Paiva; Máximo Laviaguerre; Santa Catarina; e Rio Grande do Sul.
Fonte: SME
Publicado em 21/2/25