Hora da Festa

0
COMPARTILHAMENTOS
42
VISUALIZAÇÕES

Passamos por maus momentos nos últimos anos, com pandemia e tragédias climáticas. É muito difícil ter de enfrentar restrições severas, perdas de vidas e materiais, medo e insegurança. Essa grande cheia de maio foi um soco forte na boca do estômago. E se você está lendo este texto é porque conseguiu transcender barreiras difíceis.

Então, se temos um evento comunitário como a Olifeira, vamos curti-lo. Pressuponho que toda a promoção tenha suporte legal e esteja dentro da capacidade de investimento do Município, considerando o retorno para a economia local. Importante ressaltar que, nesta edição, quase toda a festa tem patrocínio e conta com a Lei de Incentivo à Cultura.

Vamos curtir os shows, conhecer mais sobre o azeite de oliva extravirgem, alimento considerado remédio; vamos visitar os expositores, ver as novidades, o artesanato. Vamos encontrar, conversar e rir com os amigos; passear de barco, subir no balão, fazer um lanche com a família, comprar presentes. Vamos confraternizar, porque merecemos, simples assim.

Há quem questione o fato de Guaíba promover a Feira da Oliva sem termos plantações significativas de oliveiras no Município. Conforme tenho dito, entendo que estamos no portal da Região do RS que cultiva oliveiras e produz azeites que estão entre os melhores do mundo. Portanto, a iniciativa tem sintonia com o setor e, o mais importante, traz visibilidade positiva para Guaíba e movimenta a economia local, além de promover confraternização. Ponto.

Passamos por momentos difíceis e chegamos até aqui. Agora, é hora da festa.

 

CEEE Equatorial

É compreensível acontecerem problemas com a rede de distribuição de energia elétrica, faz parte de um sistema exposto ao clima. Acontece que o serviço da CEEE Equatorial é deficiente e está muito errado o seu sistema de contato com os clientes. Na verdade, é desrespeitoso.

Essa semana, entre os dias 14 e 15 de outubro, parte do Centro de Guaíba ficou sem luz e com meia fase. E quando se tentava buscar informações sobre as causas do problema e a previsão para a solução, simplesmente não se conseguia. Isso não acontece somente com a população, é com a Imprensa, com a Prefeitura e com os vereadores. O desrespeito é geral. É sempre o mesmo silêncio de descaso, encoberto por uma burocracia ineficaz.

 

O Absurdo

Desta vez, quando busquei informações com o setor de Imprensa da CEEE Equatorial, solicitaram que eu apresentasse um protocolo. Expliquei que se tratava de um problema abrangente em região importante da Cidade, causando transtornos e prejuízos para moradores, comércio e serviços, mas insistiram na necessidade de um protocolo, como se não tivesse uma gerência local informada do problema. Depois da minha insistência, comunicaram que o fornecimento de energia estava normalizado. Então, perguntei a causa do problema, e recebi uma resposta que sintetiza o despreparo da empresa: “Não temos a prática de divulgar motivos”. Atordoado com a barbaridade da resposta, ponderei sobre a relevância de divulgar a causa. Então, veja a pérola delirante: “Podes inserir (na divulgação) que foi um defeito no sistema elétrico e que já está normalizado”. É de cair os butiás dos bolsos!

Já passou da hora de o Ministério Público entrar em cena, com medidas mais duras, a fim de proteger a população contra esta falta de respeito.

 

Escrever à Mão

Artigo muito interessante publicado na página 11 desta edição. Fica como sugestão para as famílias e, principalmente, para os professores.

 

Asilo Podre

Nesta edição, uma reportagem assustadora. A Polícia Civil fechou um asilo podre em Guaíba e prendeu as responsáveis. Inacreditável que aquilo acontecia aqui na Aldeia.

 

Obras Paradas

Quem precisa trafegar pelas rodovias na Região Centro-Sul do RS passa sufoco e corre risco elevado.

A obra na antiga Ponte do Guaíba está parada, ver matéria nesta edição. Segundo Maranata, presidente da Granpal, o Exército sumiu dos canteiros de obras na BR-116. Eu completo dizendo que a duplicação da BR-290 é uma conversa mole perpétua e a única coisa que continua a todo vapor é a enrolação do Governo Federal.

 

A Votação de Todos

Ao lado, confira a votação de todos os candidatos a vereador em Guaíba. Segundo a Tia Alaíde, trata-se de uma lista de recados e revelações importantes. Forte, essa!

 

Leandro André

Publicado em 18/10/24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o jornal digital da Gazeta Centro-Sul e leia de qualquer lugar! Acessar X