Nestes tempos desafiadores de pandemia, trago este tema do Ho’oponopono para reafirmarmos um Sim a Vida. A finalidade do Ho’oponopono, originário do povo havaiano, é liberar as memórias que possam impor obstáculos na vida da pessoa ou ser fonte de dor, pesar ou sofrimento.
A prática moderna do ho’oponopono é composta por quatro frases principais:
Sinto muito: você assume a responsabilidade pelos atos da sua vida.
Me perdoe: você pede perdão a você mesmo e a Deus.
Eu te amo: você se reconecta com o amor e permite que ele flua na sua vida.
Eu sou grato: você se mostra grato e confiante que a questão será resolvida para o bem maior de todos.
Esta oração abaixo, criada por Kahuna Morrnah Nalamaku Simeoa, oferece uma experiência da sua prática. Leia com atenção, calma e sinta seu efeito.
Divino Criador, Pai, Mãe, filho – todos em um.
Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o Seu perdão.
Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz. E assim é.
Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono.
Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.
Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.
Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição, à tua saúde emocional, que é a mesma minha, então, esteja bem. E na medida em que você vai se curando eu te digo que…
Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.
Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.
Te agradeço por estar aqui para mim…
E te amo por ser quem você é.
Votos de uma boa semana! Felicidade!
Joaquim Mello
joaquim.mello@terra.com.br
Publicado em 20/8/21.