A Câmara Municipal de Guaíba realizou uma sessão solene para homenagear executivos e funcionários da fábrica de celulose, que completou 50 em Guaíba, no dia 16 de março. A indústria iniciou como Borregaard em 1972, depois Riocell, Klabin, Aracruz e CMPC. O evento aconteceu no Plenário do Legislativo na noite de quinta-feira, 17. A proposição da sessão solene foi do vereador licenciado, Ernani Chacrinha, que atualmente exerce o cargo de secretário geral de Governo.
Na solenidade, foi relatada a história da fábrica no Município, antes mesmo da sua inauguração, até os dias de hoje sob o controle da CMPC.
Entre os participantes: Marcelo Maranata, prefeito de Guaíba; Marcos SJ, presidente do Legislativo; Ernani Chacrinha, secretário de Governo; os vereadores João Collares, Rosalvo Duarte, Alex Medeiros e Florindo Motorista. Manoel Stringhini, ex-superintendente da Borregaard e ex-prefeito de Guaíba; Augusto Fernando Robert, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC Brasil; e Walter Lídio Nunes, ex-presidente da CMPC Brasil.
“É inegável o ganho de qualidade em Guaíba após a chegada da empresa, onde saímos de uma economia de ênfase agrícola, começando a era industrial que perdura até os dias de hoje. Uma singela forma de agradecimento pelo avanço na geração de empregos e nas causas sociais para os cidadãos e cidadãs guaibenses”; destacou o proponente Ernani Chacrinha.
Na foto, executivos já desligados da empresa, desde a Borregaard até a CMPC.
Foto: ANTÔNIA TEIXEIRA