Darcy Machado, comandante de uma importante companhia aérea internacional, iniciou sua carreira de piloto na Varig, tendo trabalhado em empresas europeias e asiáticas, cruzando oceanos e continentes mundo afora.
De volta ao Brasil, o guaibense reencontrou o Boeing 737/200, no qual fez sua primeira viagem no dia 10 de janeiro de 1986. Pilotando a valente aeronave de Norte a Sul do Brasil, contabilizou mais de cinco mil horas de voo.
A pedido da Gazeta Centro-Sul, essa semana, o experiente piloto posou para uma foto exclusiva junto ao antigo avião (foto), que está em Guaíba numa missão de aproximar a população local ao mundo da aviação.
História Marcante
Questionado sobre um momento marcante que viveu durante seus voos no Boeing 737/200, que está estacionado no Saladeiro São Geraldo, Darcy contou que, no dia 14 de abril de 1999, após 20 minutos da decolagem do Aeroporto de Boa Vista, capital de Roraima, com destino a Manaus, recebeu chamado da torre, comunicando uma situação de emergência. No Aeroporto, o pai de uma menina de um ano e nove meses, que tinha sofrido acidente grave, pedia socorro para levar sua filha ao hospital de Manaus, onde ela poderia ser salva. Diante da emergência, Darcy decidiu retornar. Esta atitude salvou a vida da criança, conforme depoimento do pai dias mais tarde.
Darcy guarda as cartas de reconhecimento pelo gesto, que recebeu da Varig e da Gerência do Aeroporto de Boa Vista. “Gostaria de encontrá-los, o pai e a filha”, confessou o piloto guaibense, batendo na fuselagem do velho companheiro de trabalho, 26 anos depois do episódio.
Avião Alegre
Depois de uma viagem espetacular por terra, vindo de Porto Alegre, o Boeing 737/200, que já cruzou muitas e muitas vezes o céu do Brasil, chegou a Guaíba, no Saladeiro São Geraldo, onde deverá permanecer por pelo menos um ano.
A Prefeitura trouxe o “Avião Alegre”, no qual os visitantes podem assistir documentários, shows e ter experiências com simulação de voos em realidade virtual. Na Cidade, a previsão é de que a visitação comece no dia 8 de junho, com entrada gratuita.
O Governo Municipal ainda não revelou detalhes desta contratação.
Foto: LA/Gazeta



