Essa semana, o Centro de Liderança Pública divulgou o ranking dos municípios com melhor segurança pública no Brasil. Guaíba (foto) aparece em 10º lugar entre as cidades mais seguras, considerando população superior a 80 mil habitantes.
São considerados os seguintes indicadores: mortes violentas intencionais; mortes por causas indeterminadas; mortalidade de jovens por razões de segurança; mortalidade nos transportes.
O Centro de Liderança Pública (CLP) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública.
Preso homem que oferecia abrigo para abusar de crianças durante a enchente
Segundo a Polícia Civil, um indivíduo oferecia abrigo para mulheres com crianças durante as enchentes, com o objetivo de abusar das meninas. De acordo com as investigações, ele teria inclusive ajudado nos salvamentos dos flagelados, oferecendo sua casa como abrigo. Duas famílias chegaram a aceitar o convite e, na mesma noite, o homem teria violado sexualmente uma menina de 9 anos.
Conforme a Polícia, o investigado já havia sido acusado de estuprar uma criança e de exibir os órgãos genitais para menores em via pública.
A prisão aconteceu no dia 12 de setembro e faz parte da permanente Operação Amanhecer, que visa prender criminosos sexuais no município de Guaíba.
Ação conjunta entre Polícia Civil e BM prende suspeito de violência doméstica
Agentes da Delegacia de Polícia de Guaíba receberam informação de que havia uma mulher sofrendo agressões por parte de seu companheiro, no Bairro Bom Fim, em Guaíba. Ao chegarem no endereço informado, visualizaram o agressor fugindo, com sangramento em uma das mãos. No local, chegaram também policiais militares, que conversaram com a vítima. A mulher contou que seu companheiro havia avançado sobre ela com uma faca e que teria conseguido se defender e ferir o agressor.
Segundo a Polícia, a vítima apresentava lesões cortantes nas mãos e uma lesão na cabeça, que havia sido produzida pelo agressor com um taco há alguns dias.
Após receberem atendimento médico, autor e vítima foram conduzidos até a DP, onde o agressor foi autuado em flagrante.
Foto: Arquivo/Gazeta
Publicado em 20/9/24