Na terça-feira, 24 de outubro, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na cidade de Tucuruí (PA) e dois mandados de busca e apreensão na cidade de Parnaíba (PI). A ação é resultado de um trabalho conjunto entre as Polícias Civis dos Estados do Rio Grande do Sul, Piauí e Pará, visando combater crimes de abuso e exploração sexual infantil por meio cibernético.
As investigações iniciaram no município de Guaíba (RS), onde foram identificadas duas vítimas de 10 e 14 anos de idade, as quais teriam recebido material contendo fotos e vídeos eróticos envolvendo crianças e adolescentes. Elas ainda foram instigadas a enviar conteúdo pornográfico para homens dos Estados do Piauí e Pará. Segundo a Polícia Civil, a investigação durou três meses.
Esta é mais uma ação que reforça o compromisso e a articulação da Polícia Civil no combate aos crimes de abuso e exploração sexual infantil através da Internet em todo o território nacional.
Atenção dos Pais
A delegada Karoline Calegari, titular da DP de Guaíba, ressaltou que os pais devem ficar atentos ao que os filhos acessam na internet, pois criminosos sexuais costumam se aproximar das crianças e dos adolescentes com assuntos de interesse das vítimas, construindo vínculo e fazendo as vítimas acreditarem que os criminosos são seus amigos. Na sequência, começam a exigir vídeos e fotos íntimas. Muitas vezes, as crianças e os adolescentes cedem à pressão acreditando que se não atenderem a solicitação o “amigo virtual” irá se afastar. Depois, quando a vítima deseja parar de enviar material para o criminoso, é chantageada com a ameaça de divulgação do conteúdo em redes sociais de acesso aos colegas e pais, levando-os muitas vezes à depressão.
Segundo a delegada, os fatos vieram ao conhecimento da Polícia pelo Centro Integrado Amanhecer. As investigações estão sendo aprofundadas e os desdobramentos poderão incluir diligências em outros Estados.
Foto: Divulgação
Publicado em 27/10/23