Durante encontro realizado no dia 10 de julho, no Palácio Piratini, em Porto Alegre (foto), agentes que atuam na segurança pública em Guaíba foram convocados a falar sobre as práticas aplicadas no Município em razão da queda de 40% no número de crimes violentos letais intencionais (CVLI), que se destacaram no Estado.
Uma comitiva integrada por representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Brigada Militar, Susepe, Corpo de Bombeiros, além do represente do IGP junto ao Município, apresentaram às cúpulas das instituições vinculadas à Secretária de Segurança Pública e ao governador Eduardo Leite a forma como têm atuado em Guaíba a fim de reduzir indicadores criminais.
Além do CVLI, o Município também teve redução de 38% nos roubos a pedestres e de 50% nos roubos de veículos. A Cidade, que registrou 47 homicídios no ano de 2017, neste ano de 2024, registra três até o momento.
De acordo com o tenente Coronel Luciano Ferreira Porto, o 31º BPM tem empregado de forma reforçada o seu efetivo, em ações de visibilidade policial, com fiscalização de trânsito e abordagens.
A delegada Karoline Calegari observou que, desde 2020, foram priorizadas investigações visando à repressão do narcotráfico e dos crimes de homicídio, com a prisão de lideranças criminais importantes. A delegada titular da DP de Guaíba também destacou a proximidade da Polícia com a comunidade e a integração entre as forças de segurança pública.
Abordagem com arma em punho, na Rua São José, no Centro de Guaíba
A Gazeta Centro-Sul recebeu um vídeo no qual um homem, com arma em punho, aparece abordando um casal, na tarde de quarta-feira, 17 de julho, na Rua São José, Centro de Guaíba. A cena chamou a atenção de quem passava pelo local. Diante do fato inusitado, leitores fizeram contato com a Redação da Gazeta para saber mais sobre o que aconteceu. O Jornal solicitou informações ao Setor de Comunicação do 31º BPM, que enviou a nota que segue, publicada na íntegra entre aspas.
NOTA OFICIAL
Comunicação Social do 31º BPM
“Batalhão Cel. Fernandes”
“A respeito do fato ocorrido em 17/07/2024, aproximadamente às 15h30min, em via pública na Av. São José, nº 424, Centro, em Guaíba/RS, quando 01 (um) indivíduo foi detido por policial militar desta unidade, o 31º BPM esclarece o seguinte:
1. Trata-se de atuação de um militar ativa da Brigada Militar, que está lotado no 31º BPM e nele exercendo suas funções regularmente.
2. O militar em comento está em período de férias. Na ocasião, ao transitar de carro pelo local, visualizou o indivíduo conduzindo um veículo e constatou as mesmas características informadas em denúncia anônima, feita dias antes, sobre possível foragido circulando pela região.
3. Assim, procedeu a abordagem policial do suspeito e solicitou apoio das viaturas em serviço. Ato contínuo, foi verificado que o suspeito estava foragido do sistema prisional e, assim, foi conduzido à Delegacia de Polícia de Guaíba para o registro da ocorrência.
4. O suspeito tem diversas passagens por homicídio, roubo e tráfico de drogas.
5. Ressalta-se que o militar, mesmo em férias, agiu no cumprimento do dever, mesmo com o risco da própria vida, e receberá elogio formal publicado em boletim.
6. O nome do suspeito não pode ser divulgado, em razão das limitações constitucionais e legais.
7. A Brigada Militar tem o compromisso constitucional de zelar pela manutenção e preservação da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio.”
Publicado em 19/7/24