Um mês e meio após a catástrofe climática histórica que afetou o Rio Grande do Sul, a cidade de Guaíba segue com 76 cães em abrigos provisórios, sem a identificação dos donos. Destes, no Abrigo da Alegria, 31 animais foram resgatados em Guaíba e 17 em Eldorado do Sul; na sede da Amovijar, são 19 cães; e no Abrigo SOS Pets, nove. De acordo com João Sbea, secretário Municipal de Bem-Estar Animal, existem 24 cães abrigados que estão com donos identificados, mas não conseguiram voltar para as suas casas. Estes, não estão relacionados como passivo por terem tutores identificados, que, inclusive, visitam os animais.
Abrigos até o dia 30 de julho
O secretário disse à Gazeta Centro-Sul que os abrigos provisórios têm prazo até o dia 30 de julho para funcionar, podendo ser fechado uns dias antes, dependendo do volume de adoções. Após esta data, os animais que não forem adotados serão encaminhados para o Albergamento na cidade de Viamão, onde o Município tem contrato por meio de processo licitatório que aconteceu no ano de 2022.
“Na época, infelizmente, nenhum local em Guaíba conseguiu ganhar a licitação”, observou João.
Os abrigos em operação até o dia 30 são: Ginásio Bandeirantes (Amovijar), Rua Mário Marques, s/n – Jardim Iolanda; SOS Pets, Avenida Lourival, 1674 – Fátima; e Alegria, Avenida Gomes Jardim, 775 – Bairro Alegria.
Para adotar os animais, os interessados devem comparecer em horário comercial nos endereços acima. Contato pelo WhatsApp da Secretaria de Bem-Estar Animal: (51) 3480.7038.
Publicado em 19/7/24