Em julho de 2021, foi sancionada a Lei do Bicicletário em Guaíba, obrigando a implantação de locais para estacionar bicicletas com segurança em prédios públicos no Município.
A Lei começou a vigorar em 20 de janeiro de 2022. De acordo com o Governo Municipal, haveria fiscalização para o cumprimento da obrigatoriedade.
Essa semana, a Reportagem da Gazeta Centro-Sul percorreu os prédios públicos da Cidade e constatou que a Lei do Bicicletário está sendo cumprida. No entanto, a sinalização é precária. Em alguns pontos, é preciso procurar com atenção para encontrar a estrutura.
A Reportagem constatou que na maioria dos estabelecimentos comerciais existem estruturas de metal para estacionar as bikes, mas o mesmo não acontece nas agências bancárias e na Secretaria Municipal de Saúde.
Na Câmara Municipal, onde a Lei foi aprovada, a Gazeta não encontrou espaço para estacionar as bikes, o que é uma contradição, além da irregularidade. Questionado sobre esta falha, o diretor da Câmara, Fábio Araujo, disse que há um espaço precário para as bicicletas, mas prometeu que, na reforma pela qual está passando a sede do Legislativo Municipal, será implantado um bicicletário adequado.
O que diz a Prefeitura
A Gazeta questionou a Prefeitura sobre a fiscalização para o cumprimento da Lei do Bicicletário. O Governo Municipal enviou a nota que segue.
“Quanto a existência de bicicletários nos prédios públicos, a maior parte deles possui a estrutura acessível à população. Sobre a fiscalização, de forma rotineira são realizadas operações de fiscalização do trânsito, que incluem a verificação da existência desses bicicletários.”
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 20/1/23