Em geral, os gatos são muito independentes, mas isso não quer dizer que não sentem falta da companhia dos humanos.
De acordo com especialistas em comportamento felino, os gatos podem ser deixados sozinhos por um período entre 24h a 48 horas. A falta de estímulo e a ausência dos donos podem causar tédio, ansiedade, solidão e até depressão. Eles podem começar a miar excessivamente, fazer suas necessidades fora da caixa de areia ou se esconder, todos sinais de um gato estressado.
Vale lembrar que cada pet tem sua própria personalidade e necessidades individuais. Animais com problemas de saúde, filhotes com menos de um ano e gatos recém-adotados exigem cuidados especiais e não devem ser deixados sozinhos por longos períodos.
Para garantir que seu gato fique confortável enquanto você está fora, é preciso atender às suas necessidades básicas: comida e água. Certifique-se de que o animal tenha acesso a bastante comida e água fresca; uma dica é usar alimentadores automáticos para manter a rotina de alimentação.
Mantenha a caixa de areia limpa para evitar que seu gato se sinta desconfortável ao fazer as necessidades.
Deixe brinquedos, arranhadores e outros itens que mantenham o pequeno felino entretido.
Sprays ou difusores com fragrâncias calmantes podem ajudar a reduzir o estresse do seu gato enquanto você está fora.
Enquanto a maioria dos gatos adultos pode ficar sozinha por até 48 horas, é preciso considerar as necessidades específicas do seu pet. Preparações adequadas e visitas regulares podem ajudar a garantir que seu gatinho permaneça feliz e saudável enquanto você está fora. Ao retornar, não se surpreenda se ele demonstrar o quanto sentiu sua falta.
Se você vai ficar fora por um longo período, é recomendado que alguém de confiança visite seu gato para verificar se está tudo bem. Mesmo com alimentadores automáticos e caixas de areia autolimpantes, esses pequenos felinos são criaturas sociais que se beneficiam da interação com humanos.