Funcionários Públicos de Carreira

0
COMPARTILHAMENTOS
8
VISUALIZAÇÕES

Faz alguns anos, tomei importante decisão pessoal, a de não perder momentos em que tivesse oportunidade de elogiar quem merece; de embarcar no trem da gratidão declarada em vez de ficar na estação do silêncio, aguardando uma possível próxima vez, sem saber se realmente haveria. Para não me arrepender mais tarde.

Enquanto escrevia outros textos, eis que me dei conta, é 28 de outubro, dia de celebrar os funcionários públicos brasileiros, de reverenciar todos aqueles que cumprem sua tarefa diária de servir a sociedade em todas as esferas de poder.

Parei tudo e fiquei pensando na significativa importância dessa gente que garante a todos nós, brasileiros das mais diversas atividades profissionais, a salvaguarda da ordem pública, do atendimento em saúde, da escolaridade, da continuidade administrativa dos locais públicos. Sobretudo, realizando certas interferências necessárias, garantidas pela estabilidade, endossadas pela população.

Verdade seja dita, a balança que registra críticas e elogios a quem nos presta serviço essencial, por vezes, perde seu equilíbrio matemático, sua lógica é afetada pela força do hábito. Porque a rotina tem esse impiedoso poder, de nos fazer econômicos em agradecimentos e considerações positivas, coloca-nos lentes de aumento e fornece energia aos queixumes e dedos em riste para uma maioria, que por vezes é insultada pelos erros cometidos por minoria irresponsável.

Todos nós sabemos que não é fácil encontrar a medida certa entre a crítica e o elogio, algumas contrariedades esporádicas são capazes de nos tirar do prumo. Somos influenciados por religiosidade e filosofia de vida, pelos discursos político-partidários entusiasmados, um dia lá, outro acolá. E é tamanha a convicção que expressam certas lideranças sociais, que por vezes acreditamos mais no que declaram conhecer sobre o funcionalismo público do que a nossa própria experiência diária comprova. Por isso não quero perder esse trem de gratidão que parou na estação dos meus textos.

Faz alguns anos, tomei importante decisão pessoal, a de não perder os momentos de elogiar quem merece. Por isso, neste dia 28 de outubro, escrevo para agradecer aos servidores de carreira, aqueles que, por mérito, seguem seu caminho profissional com o compromisso e a liberdade constitucional de discordar de chefias e colegas que, sendo temporários e dependentes da política, muitas vezes desconhecem o valor dos cargos que lhes deram para ocupar.

Funcionários públicos de carreira, comprometidos com a população e gozando de estabilidade, o País precisa muito de vocês!

 

Cristina André

cristina.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 29/10/21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *