Os períodos que antecedem mudanças de governos geram frisson nos bastidores políticos. Quando o processo de escolha dos novos secretários, diretores e assessores envolve um bloco grande de partidos, a agitação e o falatório se intensificam, pois não há como acomodar todo mundo nas vagas existentes. Este é o drama que está agitando os bastidores em Guaíba. Os caciques estão agitados e os índios se espiando. Vamos lá.
Na solenidade de entrega do projeto BioCMPC, na semana passada, questionei o prefeito Marcelo Maranata sobre este processo de montagem de seu governo na segunda gestão. Ele despistou, piscou muitas vezes por minuto e não revelou muita coisa. Consegui apurar, em meio ao despiste do prefeito, que não foram estabelecidos critérios para ocupação das vagas, considerando o número de vereadores eleitos, por exemplo, conforme aconteceu na campanha eleitoral para o primeiro mandato. Desta vez, o apoio foi ao projeto de governo. Isso facilita muito, pois tira um peso do chefe do Executivo, que, muitas vezes, é forçado a colocar pessoa limitada, digo, bem limitada, à frente de uma secretaria importante. Depois, para tirar um secretário ruim é tão difícil como tratar de uma unha encravada.
Maranata está sem pressa para montar seu novo governo. Pelo andar da carruagem, isso deverá acontecer a partir de janeiro, após uma reforma administrativa. Acredito que boa parte do time será mantida.
Meio Ambiente e Turismo
Na conversa com o prefeito, fiz um alerta em relação ao Meio Ambiente, que considero o pior setor do primeiro Governo. Maranata voltou à rajada de piscadas e fez uma revelação: vai tratar do Turismo no guarda-chuva do Desenvolvimento Econômico. Faz sentido, mas, para isso, terá de tratar o Meio Ambiente com profissionalismo, pois não existe turismo sem cuidado ambiental.
No dia 1º de dezembro, a CMPC promoveu um evento grande na Praia da Alegria. No entorno da área principal, havia muita sujeira; o lixo brigava com o Monumento Farroupilha. De cair os butiás dos bolsos! Este é só um exemplo. Na esquina da Beira com a Rua São José, um pêndulo na fiação sobre a faixa de segurança é um monumento à esculhambação.
Copo na Parede
É claro que a Tia Alaíde está em campo, usando um copo para escutar as conversas através das paredes. Nos domingos, nos reunimos para ela me passar o que descobriu.
Na Mobilidade Urbana, o mais cotado para assumir a Pasta é o vereador Florindo, que não conseguiu se reeleger, mas tem força junto ao Maranata.
Na Saúde, deve permanecer a Eliane Ribeiro. Tem fila grande para ocupar o cargo, mas a Eliane conseguiu uma coisa importante: agregar o time.
Na Educação, também tem fila, mas a Magda Ramos deverá permanecer pelo mesmo motivo da Eliane na Saúde. A meta é melhorar os índices do IDEB.
Os fixos Marcelo Verlindo (assessor especial) e Alex Trindade (procurador) também devem permanecer no Governo Maranata II, pois fazem parte do núcleo estratégico da gestão. Segundo a Tia Alaíde, o Maranata não toma decisão importante sem escutar o Verlindo, o Alex Trindade e o Marco Caselani.
Sem Demissão em Massa
Nos corredores, circula um boato de que haverá demissão em massa de CCs na Prefeitura de Guaíba até o final do ano. Apurei que não confere.
Na Câmara Municipal
A próxima legislatura da Câmara Municipal de Guaíba vai iniciar com apenas dois vereadores na oposição (Manoel Eletricista e Tiago Green) entre os 17 eleitos.
Esperando a Promessa
Em meio aos momentos tensos da grande cheia de maio, o Governo Federal fez muitas promessas. No entanto, algumas ainda estão sendo esperadas sete meses depois, conforme foi abordado na reunião dos prefeitos da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).
Leandro André
Publicado em 13/12/24