Fiscalização e Cobrança

0
COMPARTILHAMENTOS
43
VISUALIZAÇÕES

Até as crianças sabem que o Poder Legislativo é muito, mas muito influenciado pelo Executivo, considerando os cargos e os recursos, entre outras bondades. Todos sabem, também, que o Legislativo tem uma força tremenda, pois nada acontece sem o aval dos parlamentares. Sendo assim, nesta equação de poderes, o povo deve ficar atento e cobrar ações daqueles que foram eleitos para desempenharem seus devidos papéis.

Dito isso, quero ressaltar que os vereadores têm o dever de fiscalizar o Executivo e cobrar ações de interesse de todos. Cabe aos parlamentares apresentarem requerimentos solicitando informações do governo, sendo que as mesmas têm prazo legal para serem respondidas. Votar contra requerimentos que pedem informações à Prefeitura é o mesmo que abdicar do cargo para o qual foi eleito.

Faço esta ressalva, em especial, considerando o cenário político de Guaíba, tendo em vista que na próxima legislatura haverá somente dois vereadores de oposição entre os 17 com cadeiras na Câmara. Apoiar o governo com o que é positivo para o Município é bem diferente do que transformar a Câmara Municipal num puxadinho da Prefeitura. Vamos acompanhar.

 

Prestando Contas

Aqui na Gazeta, é possível acompanhar as ações dos parlamentares no Informativo dos Vereadores. Todas as semanas, quatro vereadores, em rodízio, prestam conta do trabalho que realizam. Se cabe à Câmara Municipal fiscalizar o Governo, cabe à população fiscalizar o Legislativo.

 

As Condenações

Essa semana, o Ministério Público do RS divulgou quatro condenações da Justiça, envolvendo o ex-prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, e o ex-secretário Municipal da Saúde, Rogério Souza, entre outros. Ver matéria nesta edição.

Como a Gazeta Centro-Sul é um veículo de comunicação profissional, e não uma rede social ou blog, cumprimos o nosso papel de ouvir todas as partes envolvidas, e é isso que temos feito há mais de 31 anos.

Neste caso, apresentamos as versões do ex-prefeito e do ex-secretário da Saúde. O médico citado na matéria do MP negou qualquer condenação e não foi possível confirmar. Em relação ao quarto condenado, não conseguimos contato, por isso não citamos os dois nomes.

Detalhe: na matéria divulgada pelo Ministério Público, todos os nomes foram omitidos, considerando que não houve condenação transitada em julgado. Os nomes citados pela Gazeta estão publicando as suas versões, o que é justo.

 

Casa para acolher idosos

A Gazeta publicou reportagem, na semana passada, sobre um projeto do Governo de Guaíba que prevê a instalação de uma casa para acolher idosos durante o dia, viabilizando que seus familiares trabalhem. Baita projeto. Vamos acompanhar para ver se sairá mesmo do papel.

 

Hermínio Azambuja

Já que estou abordando sobre projetos sociais, vai um destaque para o secretário de Assistência Social de Guaíba, Hermínio Azambuja. Deu um upgrade na Secretaria, que era vista como um freio de mão puxado.

 

Nova Beira no Centenário

Segundo a Tia Alaíde, o Governo de Guaíba assinou contrato de empréstimo com um banco internacional, no valor de 50 milhões de dólares e carência de cinco anos para começar a pagar, a fim de revitalizar a Beira, conforme projeto divulgado, em detalhes, pela Gazeta Centro-Sul em dezembro de 2023. O projeto contempla um espelhamento com a Orla de Porto Alegre. A ideia do Governo Municipal é inaugurar a obra no centenário de Guaíba daqui a dois anos.

 

Maranata vai a governador

A Tia Alaíde me ligou, às 23h40 do domingo, para informar que o prefeito reeleito de Guaíba, Marcelo Maranata (PDT), confirmou em uma reunião do “Podemos” que irá concorrer ao Governo do Estado, em 2026, como candidato a governador ou vice.

Nos bastidores, comenta-se que o Maranata seria candidato a vice do Pimenta (PT), mas diante da possibilidade da falta de apoio popular e empresarial, faria dobradinha com Sebastião Melo, prefeito reeleito de Porto Alegre.

 

Melo e Maranata na China

Falando na dupla Melo e Maranata em 2026, a Tia Alaíde me informou que ambos estão com viagem marcada para a China, na segunda quinzena de novembro, visando encontros com empresários para atrair investimentos. Viagem longa e distante, ideal para traçar as estratégias eleitorais. Forte, essa!

Viagem à China custa caro. O Prefeito Maranata terá de prestar contas de forma detalhada sobre custo-benefício para o Município. Vamos acompanhar.

 

Recomendação – Leitura do Editorial desta edição da Gazeta.

 

Leandro André

Publicado em 8/11/24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o jornal digital da Gazeta Centro-Sul e leia de qualquer lugar! Acessar X