Chegamos ao final de mais um ano, 2024 fica para trás no calendário, mas entra para a história com seus acontecimentos marcantes. Como é de praxe há 31 anos, a Gazeta traz o resumo dos fatos que entram para a história de Guaíba e Região. Aqui na Coluna, faço uma análise concisa dos eventos que considero relevantes. Vamos lá!
Fatos Positivos
Pavimentação e Iluminação – As diversas ruas pavimentadas, com asfalto de qualidade, e o reforço na iluminação pública. Detalhes precisam ser corrigidos, como os acabamentos das obras, a colocação de meios-fios e tampas rebaixadas. No entanto, em geral, ficam as entregas no bloco positivo.
Concurso Público – Dezenas de profissionais aprovados em concurso público foram chamados pela Prefeitura de Guaíba.
Gabinete de Crise – A Prefeitura de Guaíba e os órgãos públicos do Município se destacaram de forma positiva durante a enchente. O Gabinete de Crise instalado em Guaíba foi apontado como um case de sucesso no enfrentamento da catástrofe climática, envolvendo forças policiais (BM e Civil); Marinha do Brasil, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Executivo Municipal, Defesa Civil e PRF, entre outras.
Barra do Ribeiro – Anúncio de instalação de uma nova fábrica da CMPC em Barra do Ribeiro, com investimento de R$ 34 bilhões.
Sustentabilidade – A entrega do projeto BioCMPC e o desligamento da caldeira movida a carvão na fábrica da CMPC em Guaíba.
Ações Integradas – Operações integradas da Brigada Militar e Polícia Civil registraram resultados positivos para a Segurança Pública. Neste contexto, destaque também para a PRF.
Fatos Negativos
Semáforos – Guaíba passou para a 5ª maior arrecadação do RS, entre 497 cidades, mas a Prefeitura não conseguiu comprar novos semáforos, sequer consertar os equipamentos antigos.
Fiação – Impressionante a negligência generalizada da CEEE Equatorial, das empresas de telefonia e da Prefeitura de Guaíba com a fiação nas vias da cidade.
Calçadas – Há décadas, a situação das calçadas é destaque negativo em Guaíba. Desníveis e buracos seguem colocando a população em risco por falta de fiscalização do poder público.
Meio Ambiente – Não dá para aceitar uma cidade bacana como Guaíba, em localização privilegiada, apresentar uma área central tão negligenciada: escura, com sujeira transbordando de contêineres; sem projeto de arborização urbana, sem manutenção adequada do mobiliário urbano e passeios públicos como verdadeiras armadilhas para os pedestres. De cair os butiás dos bolsos.
Tratamento de Esgoto – Temos um sistema de tratamento de esgoto sendo implantado em Guaíba, mas não sabemos nada a respeito. Já fizemos reportagem na Gazeta sobre isso, mas os relatórios de fiscalização nunca chegaram. Um mistério respaldado pela omissão da Prefeitura. Neste contexto, só uma certeza: a cobrança da taxa, com um valor bem elevado.
Serviços da CEEE – Muito ruins. Há quem diga que os serviços pioraram com a privatização da CEEE. Eu entendo que ficou na mesma porcaria de sempre.
Supostos Desvios de Donativos – Investigações do Ministério Público, apontando desvios de donativos em Eldorado do Sul e Barra do Ribeiro.
Conselho Tutelar – O triste caso da menina Kerollyn Souza Ferreira, de 9 anos, encontrada morta, no lixo, gerou dúvidas sobre a efetiva atuação do Conselho Tutelar em Guaíba.
Indústria da Multa no RS – Com a instalação de pedágios Free Flow (sem cancelas de cobrança) em estradas estaduais, motoristas não recebem boletos para pagamento, mas a multa de R$ 195,23 chega em 15 dias após a passagem pela praça de pedágio. Um abuso que está sendo questionado pela Defensoria Pública do RS.
Casa da Mãe Joana – Manifestações com bloqueios na BR-290, Região das Ilhas, provocaram grandes congestionamentos por várias horas na rodovia federal.
Política na Aldeia e Região
Lideranças no Podemos – No final de janeiro, um comando de lideranças do PTB, a maioria de apoiadores do ex-prefeito José Sperotto, migram para o Podemos e passam para o lado de Marcelo Maranata. A política é dinâmica.
Maranata na Granpal – Depois de tentar se eleger, sem sucesso, a presidente da Famurs e vice na Confederação Nacional dos Municípios, o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, foi eleito presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).
Polêmica – Questionei aqui na Coluna, em abril, a divulgação das contas públicas em Guaíba, acompanhadas pelo Observatório Social. Com falhas no Portal da Transparência, são apresentadas despesas sem detalhes de como o dinheiro está sendo investido, o que defini como informação pela metade.
A Maternidade – Negociação entre Prefeitura de Guaíba e Unimed para compra do prédio da Cooperativa, visando implantar maternidade municipal, deverá seguir em 2025. O vazamento das negociações, seguido pela enchente, interrompeu o processo. Espero que seja concluída a compra; Guaíba precisa de uma maternidade com UTI e atendimento pelo SUS.
Educação
De acordo com os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), 73% dos estudantes brasileiros não sabem o básico em matemática.
Em Guaíba, as médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) estão baixas. É preciso melhorar.
Solidariedade
Impressionante a solidariedade que aflorou na sociedade através do voluntariado durante a grande cheia de maio. O povo ajudando o povo, resgatando, acolhendo, doando e participando da reconstrução.
Gazeta Digital
Está sendo finalizado o sistema da Gazeta Digital. As assinaturas estavam previstas para iniciarem em novembro, mas houve a necessidade de alguns ajustes. Em breve, leitores que optarem por acompanhar as edições semanais completas pela Internet terão acesso. Falta pouco.
Próxima Edição
Vamos abordar sobre os projetos anunciados para Guaíba, Barra do Ribeiro e Eldorado do Sul, bem como sobre a candidatura de Maranata ao Governo do Estado.
Leandro André
Publicado em 27/12/24