Na manhã de quinta-feira, 20 de junho, leitor enviou a foto acima para ilustrar descarte de expurgo da Corsan (lodo que sobra do tratamento de água), escorrendo pela Rua Aladim Pinto, Centro de Guaíba, e invadindo pátios de residências. A foto foi feita em frente ao número 32 da referida rua.
A Gazeta Centro-Sul tem abordado este tema em reportagens. O expurgo tem sido descartado na margem central da Cidade, provocando entupimento da rede de drenagem e assoreamento.
Na edição do dia 4 de agosto de 2023, a Companhia informou ao Jornal que uma estação de tratamento do lodo estava na fase final da obra, salientando que os testes iniciariam no mês de outubro do ano passado.
O que diz a Corsan
A Gazeta voltou a questionar a Corsan sobre o problema na última quinta-feira, 20 de junho. Segue a resposta na íntegra.
“Equipes da Corsan fizeram, na manhã de quinta-feira, 20, uma avaliação do problema citado pela reportagem, na Rua Aladim Pinto, em Guaíba.
Após uma falha mecânica na Estação de Tratamento de Água (ETA) do município, houve um pequeno vazamento pontual de efluentes em uma antiga tubulação, na calçada da via. A Companhia já concluiu a limpeza da rua com a utilização de caminhões de hidrojato. A Corsan executou obras e serviços para dar a destinação correta para esses resíduos, como a construção de novas redes e instalação de tanques.
Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.”
Publicado em 21/6/24