Em um mundo altamente competitivo e com intensas transformações tecnológicas, o estresse é uma consequência negativa abrangente. Entre as alternativas que podem contribuir com o equilíbrio emocional estão os eventos sociais e os espaços comunitários.
Os eventos funcionam como válvulas de escape das tensões cotidianas, proporcionando momentos de leveza e de confraternização entre amigos, vizinhos e familiares. O congraçamento é importante, uma vez que dá sentido à vida.
Os espaços comunitários também são imprescindíveis para harmonizar a sociedade. Os parques e as praças oportunizam convívios interpessoais fundamentais para a saúde individual e coletiva de quem vive em centros urbanos.
Entre os dias 17 e 20 de outubro, em Guaíba, acontece a 3ª Feira Nacional da Oliva, a Olifeira. Evento que se destaca pelo entretenimento, pela confraternização e a geração de renda. Um encontro que contribuiu sobremaneira para gerar energia positiva na comunidade.
Se os eventos e os espaços comunitários são tão importantes para se alcançar harmonia social e melhorar a qualidade de vida da comunidade, é preciso tratar destas questões como prioridades, assim como deve ser com Saúde, Segurança e Educação.
Os gestores públicos precisam valorizar os parques e as praças das cidades, bem como promoverem atividades culturais e esportivas com a devida atenção.
Publicado em 18/10/24