Guaíba é um município que investe de forma significativa na promoção de eventos comunitários. Neste cenário, destacam-se os religiosos, tradicionalistas, temáticos, culturais e esportivos. São festas populares que promovem a Cultura com celebração social. Isso é relevante, mas não se pode esquecer de colocar na balança do custo-benefício as prioridades da Cidade.
É sabido que na conta dos investimentos para a realização das atividades festivas deve-se considerar a economia local, com impulsos no comércio e nos serviços em decorrência da movimentação gerada.
Os eventos funcionam também como válvulas de escape das tensões cotidianas, proporcionando momentos de leveza e de confraternização entre amigos, vizinhos e familiares. O congraçamento é importante, uma vez que fortalece a convivência harmoniosa.
A argumentação da relevância do congraçamento coletivo e do estímulo à economia local é consistente, mas não absoluta. Existem prioridades na área da Saúde, da Mobilidade Urbana, da Educação e do Meio Ambiente que são indispensáveis para a qualidade de vida da população. Portanto, por mais que os eventos sejam relevantes, é fundamental que haja sintonia com as necessidades básicas da sociedade, pois a celebração deve ser completa, considerando todos os fatores inerentes à vida da coletividade.
É legítimo que os gestores públicos valorizem a realização de eventos comunitários, ponderando os pontos positivos citados, sem esquecerem de que uma celebração coletiva, para ser completa, deve acontecer em ambiente saudável, cuja comunidade seja atendida por serviços públicos de qualidade.
Publicado em 11/4/25