Por definição, ética é o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo ou de um grupo social. Viver em sociedade exige o cumprimento de regras, bem como a observação de direitos e deveres individuais. O caos se instala na ausência dessa compreensão.
Em tempos de denúncias e críticas às pencas, disseminadas em diferentes plataformas na Internet, o desprezo à ética gera danos irreparáveis. Sendo assim, é preciso apurar as informações antes de serem divulgadas. Da mesma maneira, é fundamental conhecer um fato com profundidade antes de sair emitindo opiniões. Entretanto, infelizmente, estes cuidados básicos não são respeitados como deveriam. É cada vez maior o número de pessoas repercutindo notícias falsas e emitindo opiniões sobre acontecimentos que lhes chegam de forma superficial e tendenciosa.
Na política partidária, a leviandade se escancara diariamente nos mais diversos meios de comunicação, principalmente nos amadores e nas redes sociais. Tentar ganhar espaço pisando no adversário é uma estratégia perversa que está banalizada. Apontar culpados, criticar com ódio e condenar são práticas que se tornaram corriqueiras. Destruir a reputação de uma pessoa parece fazer parte da rotina, especialmente no mundo virtual. Mas o efeito dessa carga negativa, mais cedo ou mais tarde, acaba se voltando ao agressor.
Atualmente, a tentativa de crescer de qualquer jeito, pisando nos concorrentes, é um método muito utilizado nas sociedades cujos valores morais e éticos estão degradados. Os autores desse método destrutivo desconhecem que o verdadeiro crescimento acontece na qualidade e no esforço da conquista limpa, não por meio de atalhos pantanosos.
No Brasil, são comuns os ataques contra quem pensa diferente. Apontar falhas e distorções que acontecem no contexto político partidário é uma atitude legítima e pode ser considerada como ingrediente indispensável na receita para se alcançar harmonia social. No entanto, esse expediente só será eficaz se for ético. O direito de criticar não é irrestrito, como muitos pensam. A crítica é uma análise avaliativa de alguma coisa, mas não dá direito ao ataque desrespeitoso e sujo.
Em tempos de denúncias e críticas às pencas, se faz ainda mais necessário compreender a importância da ética na comunicação, pois aquele que despreza as regras e os preceitos de ordem valorativa e moral, mais cedo ou mais tarde, receberá a conta na sua porta.
Publicado em 21/10/22