A Educação Infantil é tão importante para as crianças quanto para os seus pais e responsáveis. Aos pequenos, a escola é fundamental no processo de socialização e do aprendizado. Para os adultos, a vaga na escola significa a possibilidade de trabalhar com a segurança de que os filhos estão bem-cuidados, recebendo uma atenção profissional.
Neste contexto, a Gazeta Centro-Sul questionou a Prefeitura de Guaíba sobre a estrutura disponível para atender a comunidade e o déficit de vagas, bem como o que tem sido feito para atender toda a demanda.
De acordo com a Prefeitura, neste ano, as escolas municipais ofereceram 557 vagas de pré-escola para alunos de 4 a 5 anos; 225 vagas de creche para alunos de 4 meses a 3 anos de idade, e de pré-escolas para alunos de 4 a 5 anos.
São 90 professores atuando na Educação Infantil (pré-escola) e 129 monitores. Merendeiras são 20, e serventes, dez.
Há 10 escolas municipais exclusivas para a Educação Infantil, com vagas para creche (4 meses a 3 anos) e pré-escola (de 4 a 5 anos), e 16 de Ensino Fundamental com vagas para pré-escola (4 a 5 anos).
Segundo a Prefeitura, o Município oferece vagas de pré-escola, de 4 e 5 anos, nas seguintes EMEFs: Amadeu Bolognese (Moradas da Colina); Anita Garibaldi (Alegria); Breno Guimarães (Vila Iolanda); Darcy Berbigier (Alvorada e Ermo); Evaristo da Veiga (Vila Iolanda); Gastão Leão (Ramada); Inácio de Quadros (Coronel Nassuca); José Carlos Ferreira (Pedras Brancas); Máximo Laviaguerre (Passo Fundo); Rio Grande do Sul (Vila Jardim); Santa Catarina (Santa Rita); São Francisco de Assis (Moradas da Colina); São Paulo (Morro Santana); Teotônio Vilella (Bom Fim); e Zilá Paiva Rodrigues Jardim (Jardim dos Lagos).
Vagas de creches (de 4 meses a 3 anos) e pré-escola (de 4 e 5 anos): Professora Amélia Consuelo Laviaguerre (Parque 35); Maria Dinorah (Cohab); Menino Jesus (Columbia City); Noely Varella (Engenho); Nossa Senhora de Fátima (Fátima); Pedras Brancas (Pedras Brancas); Santa Isabel (São Francisco); Três Patinhos (São Jorge); Vovó Flor (Engenho e Chácara da Paineiras); e Waina Maria Alencastro Barbosa (Jardim dos Lagos).
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), Guaíba apresenta um déficit atual de 400 vagas de creche. Para atender a demanda, o Governo informou que está reformando e readequando algumas EMEIs; realizando credenciamento para compra de vagas das escolas privadas; e alugando prédios para servirem como anexos das EMEIs. A previsão para zerar o déficit é até o final do segundo semestre deste ano, segundo a SME.
Foto: Arquivo/Gazeta
Publicado em 29/4/22