Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul destaca a importância dos espaços públicos para a qualidade de vida da população. O cotidiano nos centros urbanos é estressante, tendo em vista o grande movimento de veículos e pessoas em áreas com intensa concentração de atividades. Sendo assim, é muito importante que os cidadãos possam contar com locais públicos de lazer.
A comunidade da Vila São Francisco, localizada na Zona Oeste de Guaíba, distante do Centro, por muitos anos conviveu com dificuldades de locomoção devido à degradação da infraestrutura, destacando ruas sem pavimentação, muitos buracos, barro nos dias de chuva e poeira nos dias quentes.
Em 2024, o Governo Municipal completou a pavimentação de 17 ruas na comunidade, bem como revitalizou o sistema de iluminação pública, melhorando sobremaneira a qualidade de vida dos moradores. Antes disso, a empresa Ambientaly havia construído a primeira e única praça da Vila.
Outros espaços destacados nesta edição são o Parque Natural (Área Verde) e a Praia da Alegria, ambientes que atraem centenas de pessoas, principalmente nos finais de semana. Áreas que oportunizam lazer e convívio social.
Que os exemplos positivos citados em matérias nesta edição da Gazeta possam provocar reflexão mais profunda sobre o tema aos gestores públicos, considerando que existem muitos pontos que poderiam receber mais atenção e, consequentemente, oferecer mais conforto à população.
Nos estressantes centros urbanos, os espaços públicos são fundamentais para a qualidade de vida da comunidade. Sendo assim, que este tema receba a atenção necessária dos gestores públicos.
Publicado em 17/1/25