Essa semana, a Gazeta Centro-Sul esteve visitando o Escritório da CMPC na cidade de Barra do Ribeiro, onde o Grupo Chileno anunciou, no dia 29 de abril deste ano, a intenção de executar o Projeto Natureza, com a implantação de uma moderna fábrica de celulose em parte da Fazenda Barba Negra, que possui mais de 10 mil hectares. Além da unidade industrial, o projeto prevê a criação de ambientes naturais para o convívio social da população.
O investimento previsto é de US$ 5 bilhões. De 2024 a 2026, deverão ser realizados o EIA-RIMA, mais estudos socioeconômico, territorial e ambiental para o Projeto. Em 2027, está prevista a montagem da fábrica, com um pico de dez mil trabalhadores; o início das operações deverá acontecer em 2028.
A Casa
O Escritório da Empresa foi instalado em uma casa ampla na Avenida Visconde do Rio Grande, 513, Centro.
O novo espaço tem como objetivo abrir as portas da CMPC para a comunidade de Barra do Ribeiro, passando informações sobre o modelo de negócio, números, estudos socioambientais; oportunidades para entrega de currículos, cadastramento e estímulo de fornecedores, visando o fortalecimento da economia local. E, ainda, servir como ponto de apoio para um programa de qualificação profissional e treinamento de mão de obra especializada; fomentar e desenvolver ações voltadas à responsabilidade social, e apoio às atividades das operações florestais da Regional de Guaíba.
Publicado em 14/6/24