Lideranças da Região seguem mobilizadas para evitar a instalação de praças de pedágio nas BRs 116 e 290. No dia 29 de novembro, a Prefeitura de Eldorado do Sul, junto a Câmara de Vereadores, realizou uma audiência pública contra a instalação de novas praças de pedágio na Região. A audiência ocorreu no Auditório da Escola Professora Luíza Maria Binfaré Cézar.
Participaram do encontro, o prefeito de Eldorado do Sul, Ernani Gonçalves; o vice-prefeito Ricardo Alves; o presidente da Câmara de Vereadores, Giovani Bombeiro; e o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, além de vereadores, autoridades e comunidade.
A Frente Parlamentar de Eldorado do Sul Contra Pedágios apontou vários problemas que as comunidades terão de enfrentar caso sejam instaladas praças de cobrança dividindo os municípios. Entre elas, ameaça ao desenvolvimento econômico e social; aumento de custos para trabalhadores, estudantes e moradores; isolamento de Eldorado do Sul em relação à Capital; impacto na geração de empregos; retração do setor imobiliário; e maior custo do transporte público.
“É muito importante nesse momento a comunidade se mobilizar e acompanhar o que estamos fazendo. Nós não queremos pedágio em Eldorado do Sul”, destacou o Prefeito Ernani.
“Nós já tivemos aqui duas praças de pedágio e lembramos o quanto era sofrido para a comunidade. Ocorreu um processo danoso do setor imobiliário”, observou o vice-prefeito Ricardo Alves.
A sociedade está convidada a assinar uma petição pública contra o projeto de instalação de praças de pedágio em pontos da BR-290 e da BR-116, através do link: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR128245
Na dúvida de como participar, a população pode contatar com as prefeituras ou Câmaras de Vereadores.
A nova concessão de rodovias federais no Rio Grande do Sul projeta a instalação de 13 novas praças de pedágio, sendo três delas em Eldorado do Sul. O projeto prevê a concessão de trechos das BRs 116 (Porto Alegre – Camaquã); 158 (Santa Maria – Panambi); 290 (Porto Alegre – São Sepé); e 392 (Santana da Boa Vista – Santa Maria) por 30 anos.
Publicado em 02/12/22