Leitor relata que sua mãe, uma pessoa idosa com mais de 60 anos, sofreu um AVC e que a família não está conseguindo arcar com as despesas de fisioterapia. Sendo assim, solicitou atendimento pelo SUS na Prefeitura de Guaíba. No entanto, segundo ele, não estão conseguindo marcar atendimentos na Clínica que fica localizada no Parque 35, apesar de várias tentativas.
O leitor relatou que teria sido destratado por um funcionário, o que o fez desistir de voltar ao local. Ele questiona o motivo de sua mãe, uma pessoa idosa e com dificuldades de locomoção, não conseguir ser atendida na referida clínica, bem como o descaso no atendimento.
O que diz a Prefeitura
O leitor identificou a paciente e enviou detalhes em relação as tentativas frustradas para o atendimento, com textos e áudio. A Gazeta repassou os relatos para a Prefeitura de Guaíba.
A Secretaria Municipal de Saúde enviou um texto longo como resposta ao Jornal. De acordo com a nota, a referida clínica segue rigorosamente um protocolo que visa atender todos os pacientes com a maior eficiência possível; que durante as avaliações emergenciais os profissionais realizam uma triagem e fornecem orientações detalhadas para exercícios em casa; que sempre orientam os pacientes sobre a possibilidade de buscarem atendimento em outros serviços de fisioterapia disponíveis pelo SUS, em Guaíba; e que nunca houve relato anterior sobre tratamento agressivo ou descaso por parte dos profissionais que lá trabalham.
A nota segue destacando que reconhecem a ansiedade natural dos pacientes que aguardam por vagas, mas é fundamental entenderem que há limitações impostas pela demanda do serviço público.
Em relação ao caso da reclamação, a nota informa que houve tentativa de agendar um atendimento à paciente para a data das 10/09/2024, às 15h30, mas a mesma não compareceu.
A nota foi assinada por Maria da Penha L. Peixoto, coordenadora do Serviço Municipal de Fisioterapia e Acupuntura de Guaíba.
N.E. A Gazeta Centro-Sul optou por não citar o nome da paciente para evitar exposição pública, mas repassou todas as informações recebidas para a Secretaria Municipal de Saúde ter condições de se manifestar a respeito da queixa do leitor, que a Gazeta entendeu ser relevante.
Publicado em 20/9/24