Mulheres e homens, somos todos seres humanos, simples assim; nada há neste mundo que nos faça melhores ou piores por sermos do sexo feminino ou masculino. Mas temos nossas diferenças, isso é inegável, trabalho feito pela Natureza, cumprindo suas tarefas divinas, para sentirmos atração pelo desconhecido, querermos aprender com o que não encontramos em nós.
Assim sendo, mesmo que as mulheres e os homens possam muito se parecer como seres humanos, em quesitos como bondade, respeito, empatia, gratidão e inteligência, existirão formas de se expressar exclusivamente delas, maneiras de agir típicas deles. Detalhes provenientes de dois universos singulares.
No mundo feminino em que habito, crianças ocupam lugar de destaque. Compreendemos quando passam correndo pela sala, se o suco de uva recém-servido se esparrama sobre a toalha de linho ou se molham o colchão do nosso precioso sono de cada dia. Gostamos que adormeçam em nossos colos, como uma volta ao lar primeiro que um dia lhes oferecemos. E caso não consigamos ver o filme ou ler um livro com a calmaria sonhada pela ajuda que nos pedem para o tema de casa e as histórias do recreio escolar, nada muda na felicidade de termos sido suas primeiras condutoras de vida.
No Planeta Mulher, observamos detalhes que são invisíveis aos habitantes do Planeta Homem. Do jantar servido durante a longa viagem, não lembramos de qual vinícola era o vinho, mas sabemos que a aeromoça, com luzes cor de mel nos cabelos castanhos e usando sapatos azul-marinho com detalhes em vermelho, estava noiva, pois usava aliança de compromisso na mão direita. E que o casal de namorados acomodado na outra fileira devia ter brigado – estavam de mãos dadas antes e depois sequer se falavam.
Mulheres podem ficar aos prantos, no cinema lotado ou sozinhas no sofá da sala, na cena de um filme em que a mãe adotiva abraça o filho pela primeira vez; quando a protagonista de um romance recebe flores do pretendente; ou apenas pela beleza de decoração natalina que aparece ao fundo. E permanecerem quietas em histórias de guerras e bombardeios; na chegada da cavalaria ou no barco que ficou à deriva no mar; nos shows de luta-livre ou nas corridas de carro.
Mulheres e homens, somos todos seres humanos. Nossas diferenças são provenientes de dois universos singulares que a Natureza, cumprindo suas tarefas divinas, criou para o nosso próprio bem.
Cristina André
cristina.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 10/3/23