Em 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, e teve sua primeira comemoração dois anos mais tarde. A celebração foi criada para promover reflexões sobre as questões ambientais que afetam a vida no Planeta. Durante todo o mês de junho, diversos países realizam ações de conscientização, visando enfrentar problemas relacionados às mudanças climáticas, à perda de biodiversidade e à poluição.
Diante da maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul, que aconteceu no mês de maio de 2024, é pertinente a reflexão sobre como estamos cuidando das questões relacionadas ao meio ambiente. É fundamental fazer uma abordagem técnica, afastada de ideologias, o que, infelizmente, é muito comum nos debates sobre este tema.
Sustentabilidade é a qualidade do que é necessário à conservação da vida. Este é o principal ponto da reflexão, que deve ser ampla e técnica, com base em dados comprovados através de estudos de acompanhamento de longo prazo. É preciso transcender manifestações emocionais e ideológicas.
Esta tragédia que assola o RS é uma entre tantas outras registradas em vários locais do Planeta, com eventos climáticos extremos, como furacões, enchentes, secas e incêndios florestais cada vez mais frequentes.
O clima no Planeta tem gerado impactos importantes que precisam ser debatidos com embasamento cientifico e olhar holístico em sintonia com todas as formas de vida.
Publicado em 7/6/24