Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher simboliza a luta das mulheres por igualdade e contra preconceitos. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, tendo relação com a manifestação das operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, no ano de 1857, que fizeram greve por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos trabalhistas e foram reprimidas com violência pela polícia.
O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para refletirmos sobre a luta histórica das mulheres por igualdade de direitos e sobre a importância de educar as futuras gerações para um mundo mais justo e democrático. No ambiente escolar, essa discussão se torna ainda mais relevante, pois é na infância que os valores fundamentais são formados.
Com o passar dos anos, aconteceram muitas conquistas, mas ainda existem dificuldades que precisam ser vencidas. De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE, divulgada em 2024, a taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho ainda é menor do que a dos homens. Além disso, muitas sentem-se sobrecarregadas por equilibrar o emprego com atividades de casa. Segundo dados da mesma pesquisa, as mulheres dedicam 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos, enquanto os homens gastam cerca de 11,7 horas.
Importante ressaltar que esta luta por igualdade deve ser de toda a sociedade, embasada na educação, contando com a participação de mulheres e de homens – unidos, não divididos.
Publicado em 7/3/25